Nesta página você encontra algumas das publicações do Museu de Zoologia.
O livro “Mel, Uma Doçura de Abelha”, narra a história de uma abelha da espécie conhecida popularmente como abelha-do-mel (Apis mellifera), e apresenta as causas e as consequências do desaparecimento das abelhas na natureza. Ao longo da história são apresentadas as fases características do desenvolvimento das abelhas e suas importantes funções ecológicas para a manutenção da vida no planeta. A história apresenta também a relação de amizade da abelha Mel com a equipe do Museu de Zoologia, bem como a sua participação nas atividades de educação ambiental junto com as crianças que visitam o Museu.
O livro narra a história de Vitorino, uma tartaruga marinha que enfrentou inúmeros desafios ao longo de sua vida nos oceanos, mas que conseguiu vencê-los e, por isso é uma tartaruga vitoriosa.
Durante a narrativa Vitorino apresenta ao leitor as belezas do fundo do mar e também a fragilidade com que o ambiente marinho se encontra, devido aos diferentes impactos ambientais responsáveis pela perda da biodiversidade.
A história de Vitorino apresenta também o ciclo de vida das tartarugas marinhas e curiosidades sobre a algumas espécies da fauna marinha como: a foca Vick, o lobo-marinho Teco, o polvo Octus e a baleia Frida.
O livro também aborda a relação de Vitorino com o Museu de Zoologia, desde a sua chegada, seu convívio com a equipe do Museu e suas descobertas sobre a importância do Museu na preservação da natureza por meio de suas práticas e ações educativas.
Esta cartilha foi preparada com muito carinho com o objetivo de auxiliar o Professor na preparação, na organização e na realização de sua visita ao Museu!
Livro infantil que visa estimular o interesse pelo conhecimento sobre a fauna de mata atlântica e sensibilizar para a preservação deste bioma por meio da leitura.
Este livro é o resultado das atividades desenvolvidas ao longo dos 10 anos do Museu de Zoologia e da realização do ideal de pessoas que se dedicam à conservação da natureza e acreditam que o museu é o melhor espaço para a difusão desse conhecimento.