Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Exposições

O Museu de Zoologia “Profª Morgana Cirimbelli Gaidzinski “ oferece ao público quatro exposições de longa duração localizadas no campus da Universidade do Extremo Sul Catarinense:

Exposição Impactos

.

Esta exposição apresenta as principais atividades responsáveis pela perda da fauna, dentre as quais estão a caça ilegal, o envenenamento por agroquímicos, atropelamentos em rodovias, queimadas e o tráfico de animais silvestres. Sons de sirenes, tiros de espingarda, queimadas, fumaças, sobrevoo e decolagem de avião agrícola e de carga são alguns dos efeitos sonoros e visuais utilizados na exposição, com o intuito de ampliar o seu potencial comunicativo. O principal objetivo da exposição é sensibilizar e propor momentos importantes de reflexão sobre o futuro de nosso planeta.

Exposição Vida Selvagem

.

A Exposição Vida Selvagem revela a beleza, o esplendor e a diversidade da vida animal e, ao mesmo tempo, informa sobre as constantes ameaças responsáveis pela redução significativa da vida animal em nosso planeta. Ela é composta por 560 espécimes que habitam os principais biomas brasileiros, como a Floresta Amazônica, o Serrado, a Caatinga, o Pantanal, a Mata Atlântica e os Pampas, bem como espécies representativas de outros países.  A exposição tem como objetivo apresentar as muitas belezas e as formas variadas da fauna e consciencializar sobre os numerosos benefícios que nos oferece a sua preservação.

Exposição Animais da Mata Atlântica

.

A Exposição Animais da Mata Atlântica apresenta legítimos representantes da fauna silvestre regional taxidermizados. Durante a visita as exposições os visitantes escutam sons característicos da mata atlântica e visualizam os espécimes em dioramas os quais reproduzem as características de seus habitats, fornecendo importantes informações sobre a história natural dos mesmos. A exposição tem como objetivo informar sobre a importância da fauna desse importante bioma e sobre a necessidade de sua preservação.

 

Exposição Ecossistema Marinho

.

Esta exposição tem o objetivo de conscientizar cidadãos e governo para a importância prioritária do conhecimento e da conservação do meio marinho. Nela estão expostos 104 espécimes taxidermizadas e esqueletos de animais marinhos,  encontrados no litoral sul de Santa Catarina, entre os quais estão as tartarugas-marinhas,  os golfinhos, os lobos-marinhos e a grande baleia-de-Bryde, com 13,5 m de comprimento.