Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Polícia Militar Ambiental

O Museu de Zoologia Prof.ª Morgana Cirimbelli Gaidzinski foi fundado em setembro de 2002 em parceria com o 10º Pelotão da Guarnição Especial de Policia Militar Ambiental. O acervo do Museu foi se constituindo por meio de doações de espécies animais pela Polícia Militar Ambiental, vítimas de caça ilegal, atropelamentos, envenenamento por agro-químicos e encalhes.

Com a sede localizada no Parque Ecológico de Maracajá, a Polícia Ambiental tem garantido a segurança da biodiversidade de 24 municípios do sul do estado de Santa Catarina. Consciente das responsabilidades que possuem, a Polícia Militar Ambiental atua na preservação e conservação ecológica através de ações de fiscalização e controle nas áreas de mineração, poluição, queimadas, caça e pesca ilegais.

A Polícia Militar Ambiental desenvolve também programas na área de educação ambiental, sendo que a parceria firmada com o Museu tem possibilitado o desenvolvimento de importantes atividades educativas voltadas principalmente a proteção da fauna. Palestras referentes a legislação ambiental e sobre os principais impactos ambientais da região sul do estado são realizadas frequentemente nos espaços do Museu de Zoologia, por um representante da Polícia Ambiental.
Momentos de conhecimento e reflexão sobre a importância do respeito e da preservação do meio ambiente são proporcionados durante as ações educativas, e potencializadas por meio de cartilhas distribuídas gratuitamente pela Polícia Militar Ambiental.

.