A Unidade de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc passa a integrar a Rede de Pesquisa e Conservação das Tartarugas Marinhas ASO (Atlântico Sul Ocidental). O convite foi feito pelo Projeto Tamar-Sul devido aos trabalhos envolvendo o monitoramento desses animais realizados no litoral Sul de Santa Catarina e pelos trabalhos em prol da conservação das espécies por meio de atividades educativas. A unidade integra o Muesc (Museu da Universidade do Extremo Sul Catarinense).
O ASO é a região compreendida por Brasil, Uruguai, Argentina e áreas próximas, reunindo pesquisadores em uma rede de cooperação técnico-científica para estudo de temas referentes a áreas de alimentação ou desenvolvimento e a corredores migratórios das tartarugas marinhas na região.
A Rede ASO realiza desde 2003 encontros e promove a integração entre grupos de pesquisa e instituições de países visitados pelas tartarugas marinhas. Na última edição, em 2009, na Argentina, participaram mais de 300 especialistas interessados na consolidação de estratégias para conservação desses animais a nível regional e internacional.
Este ano o encontro será realizado em Florianópolis, nos dia 27 a 30 de novembro, e gerará um documento com diretrizes gerais e experiências compartilhadas pelos três países.
Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net