Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias

  • .
    Unesc recebe a exposição itinerante do Museu da Odontologia de Santa Catarina Unesc recebe a exposição itinerante do Museu da Odontologia de Santa Catarina 27-05-2025

                                                                           Mostra faz parte da programação da 13ª Jornada Acadêmica do curso e é aberta a toda a comunidade para visitação (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

    Pela primeira vez, desde a sua criação em 2019, o Museu da Odontologia de Santa Catarina (Mosc) está com parte do seu acervo em exposição na Unesc, como uma das diversas atrações da 13ª Jornada Acadêmica da graduação. A abertura oficial do espaço expositivo ocorreu na manhã desta terça-feira (27/5), no Bloco S, com a presença de professores, estudantes e acadêmicos da Academia Catarinense de Odontologia (ACO).

    Em mais um momento de entusiasmo, a coordenadora do curso de Odontologia, Morgana Francisco Machado Guzzatti, comentou sobre o momento especial da abertura do Mosc que integra a Jornada Acadêmica do curso.

    “Entendemos que o Museu é formado por grandes profissionais que primam em manter um acervo histórico, que conta muito da história e trajetória da Odontologia, não só do nosso estado, como em todo o país. Receber esse acervo aqui, mesmo por dois meses, enriquece o nosso curso e a Universidade. Essa iniciativa é um presente para os nossos estudantes e docentes, mas também para toda a comunidade, que poderá conhecer um pouco desta trajetória. Para nós, hoje, é um dia muito significativo, muito importante. Estou muito feliz”, destacou a coordenadora.

    O Mosc é constituído por três tipos de acervos:

    Museológico: Equipamentos, materiais e instrumentais.

    Arquivístico: Documentos e registros históricos da profissão.

    Bibliográfico: Onde estão expostos os livros e a literatura acadêmica da odontologia.

    Segundo o presidente acadêmico do Mosc, Casimiro Manoel Martins Filho, integrante da Academia Catarinense de Odontologia, mantenedora do Museu, a itinerância da exposição tem como objetivo trabalhar uma ferramenta que é a ferramenta da educação.

    “A proposta do Mosc não é apenas expor peças, mas sim transformar essa exposição numa ferramenta de educação. E nada melhor do que uma universidade para que a gente possa interagir com os alunos e passar essa mensagem na qual ele pode captar muita informação e transformar isso em conhecimento”, explicou o presidente.

    Para colaborar com a sua expertise, a coordenadoria do curso convidou a professora e coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc (MuZoo), Morgana Cirimbelli Gaidzinski, para, junto com a sua equipe, auxiliar na criação e instalação do local da exposição.

    A idealizadora do Muzoo se sentiu extremamente lisonjeada e agradeceu o convite, destacando a importância de mais uma ferramenta cultural para a Unesc.

    “Estou extremamente feliz em poder estar contribuindo com o curso de Odontologia. Gentilmente eu fui convidada a fazer parte desse processo de instalação, talvez pela experiência acumulada ao longo dos anos na área da Museologia. Foi algo novo, desafiador e muito gratificante. Todo museu é muito mais do que contar a história. Como sempre digo, os museus são muito mais do que guardiões de acervos, mas um espaço vivo de aprendizagem, pois aqui é um espaço de diálogo do passado, do presente e do futuro”, definiu Morgana.

    Dentição dos vertebrados

    Para enriquecer ainda mais a exposição instalada no Bloco S, popularmente conhecido como o Bloco da Saúde, o MuZoo também está com um expositor especial, no qual apresenta a dentição de animais vertebrados.

    “Nosso Museu não poderia ficar de fora e, com o objetivo de dar sua contribuição também naquilo que tangia em comum com o Mosc, na questão das dentições, está expondo uma pequena parte do seu acervo, para que os visitantes possam comparar as diferenças entre as dentições humanas e a dos animais vertebrados”, explicou a museóloga.

    AGECOM - Agência de Comunicação UNESC

    Publicado por: Raissa Albano

     

     

    Comentar

    Deixe um comentário