Unesc presente na 15ª Feira do Livro de Criciúma Unesc presente na 15ª Feira do Livro de Criciúma 09-11-2021

Com a presença dos personagens da história de Santa Catarina como Anita Garibaldi e Cruz e Souza e do personagem Vitorino, do Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da Unesc, a Universidade marca presença na 15ª Feira do Livro de Criciúma, a partir desta segunda-feira (08/11). O evento é promovido pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC) em parceria com sete expositores que levam à Praça Nereu Ramos cerca de 80 mil títulos disponíveis. A Feira é aberta ao público até o dia 20 de novembro, de segunda-feira a sábado.

Neste ano a FCC inovou e está disponibilizando a todos os alunos da Rede Municipal de Educação, do primeiro ao nono ano, vale-livros de R$10 e R$30, além de transporte gratuito, conforme a Lei nº 7.970/2021. As escolas estão sendo convidadas a participar do evento que além de livros, conta com diversas atrações artísticas.

Segundo a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Guglielmi Faustini Sônego, a Feira do Livro de Criciúma aproxima a comunidade da leitura. “Este evento incentiva as crianças, os jovens e os adultos a adquirirem cada vez mais o hábito da leitura. A Unesc, por meio de sua Editora, vem à Feira também propor a leitura e propiciar à comunidade o acesso ao mundo literário, aos conhecimentos e a novos descobrimentos”, pontuou.

Para o presidente da FCC, Zalmir Casagrande é uma grande satisfação ter a Unesc como parceira do evento. “A editora da Universidade está trazendo seus títulos infantis e científicos. Isso propicia aos alunos e visitantes incentivo à leitura, incentivo ao conhecimento e incentivo ao imaginário. Esperamos que a Feira seja um grande sucesso. Parabéns a Unesc por estar conosco, abraçando a 15ª Feira no Livro de Criciúma”, declarou.

Espaço Unesc

A recepção aos estudantes e visitantes no estande da Unesc nesta segunda-feira foi feita pela heroína de dois mundos, Anita Garibaldi, e pelo escritor catarinense Cruz e Souza. Também marcou presença e chamou a atenção no espaço o boneco da tartaruga Vitorino, acompanhado do tubarão Rex, ambos do Museu de Zoologia Professora Morgana Ciribelli Gaidzinski.

Em diálogo com os estudantes os personagens de Santa Catarina escolhidos pela Universidade para serem representados na Feira do Livro se apresentam e contam um pouco das suas histórias, relatando fatos e situando os alunos dentro do contexto histórico de Santa Catarina.
    A Anita Garibaldi está sendo representada pela acadêmica da 8ª fase do curso de Artes Visuais - Licenciatura, Luana dos Santos Joaquim. Já o escritor Cruz e Souza é encenado pelo assistente de pedagogia do Colégio Unesc, Denis Moraes. A idealização é do Setor de Artes da Unesc.

Conscientização

A tartaruga Vitorino é uma atração à parte no estande da Unesc. Trazendo mensagens de conscientização ambiental, o boneco interage com os alunos falando sobre a importância de jogar o lixo no lixo, evitando, assim, que os resíduos sigam para os mares e sirvam de alimentação para outros animais que vivem em alto mar.

09 de novembro de 2021 às 13:38