Com foco na disseminação da cultura literária e sua natural relevância na formação pessoal e cultural, a Unesc mais uma vez participa da Feira do Livro de Criciúma. Presente nesta 15ª edição com estande próprio, a Universidade vai promover atividades interativas com a participação de professores e acadêmicos a partir da próxima segunda-feira (8/11), na Praça Nereu Ramos. Oficinas, contação de histórias, apresentações artísticas e orientações sobre conservação de livros e fotos, além de apresentações de projetos trabalhados na Unesc em benefício da comunidade, também fazem parte da programação.
A Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Guglielmi Faustini Sônego, destacou que a Universidade sempre é parceria da Feira do Livro. “É um momento de aprimorar a interação da comunidade com a Universidade, e também aprofundar e compartilhar um dos nossos grandes valores da Unesc que é a transformação na vida das pessoas, o que está na essência da feira”, destacou.
Fernanda ressaltou, ainda, que a Feira do Livro é uma oportunidade para a Unesc mostrar todo o seu trabalho de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão. “Também é um espaço para mostrarmos as nossas produções acadêmicas, atividades artísticas e culturais, importantes para a população”, mencionou.
Livro infantil com distribuição gratuita
A Unesc vai proporcionar ao público o acesso às publicações da sua editora. E haverá lançamento de livro durante a presença da Universidade na feira. “Mel, uma Doçura de Abelha”, da professora Morgana Gaidzinski, coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc, será lançado na Praça Nereu Ramos, no dia 16 de novembro, às 19h. Já no dia 18, haverá uma nova rodada de lançamento da publicação infantil, no Auditório Ruy Hulse da Unesc, às 14h.
Segundo Morgana, o livro lançado pela Editora da Unesc (EdiUnesc) narra a história de uma abelha da espécie conhecida popularmente por abelha-do-mel (Apis melífera) e apresenta as causas e consequências do desaparecimento das abelhas na natureza. “Ao longo da história são apresentadas as fases características do desenvolvimento das abelhas e suas importantes funções ecológicas para a manutenção da vida no planeta”, disse.
A história apresenta também a relação de amizade da abelha Mel com a equipe do Museu de Zoologia, bem como a sua participação nas atividades de educação ambiental junto com as crianças. “A publicação deste livro tem o importante apoio da Policia Militar Ambiental de Santa Catarina que, desde 2017, desenvolve em parceria com o Museu de Zoologia o Projeto Leitura na Educação Ambiental, com o objetivo de contribuir com a construção de uma consciência reflexiva e transformadora nos nossos jovens por meio da leitura”, ressaltou Morgana, informando ainda que a distribuição do livro será gratuita.
Sensibilidade à preservação ambiental
Para a professora Morgana, a expectativa em participar da Feira com o lançamento do livro é de ter uma experiência muito significativa e marcante, por estar compartilhado com outros autores a alegria de levar as crianças a desenvolver imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa, por meio das publicações infantis.
“A literatura infantil constitui-se em uma importante ferramenta para a Educação Ambiental, enquanto instrumento para a reflexão e conscientização para as questões ambientais”, destacou a autora. Morgana enfatizou, ainda, a qualidade das ilustrações do designer Vamber Cabral, que participou da elaboração do livro. “Tudo para encantar o público infanto-juvenil e levar uma mensagem de sensibilização e preservação ambiental”, destacou.
Incentivo à leitura
A Feira do Livro é um grande incentivo à leitura e promove essa cultura para todas as idades. Vários estudantes, das mais variadas idades visitarão a feira, que se estenderá até o dia 20.
Para a assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias e professora do curso de Direito da Unesc, Sheila Martignago Saleh, a Universidade está com grande expectativa, pois, “após quase dois anos de pandemia, participaremos de um evento tão importante, como a Feira do Livro, ao ar livre, sem nenhum risco pandêmico. Estaremos participando com atrações artísticas e culturais, informações, oficinas, editora e seus livros. Vale a pena conferir”, finalizou.
Publicado por: Daniela Savi
em 4 de novembro de 2021