Importantes iniciativas culturais da Unesc estiveram em pauta na visita de representantes do MinC (Ministério da Cultura) e de uma comitiva de avaliadores da CNIC (Comissão Nacional de Incentivo à Cultura) à Universidade na manhã desta quinta-feira (14/5). Os visitantes puderam conhecer pessoalmente os trabalhos desenvolvidos pelo Setor de Arte e Cultura e Museu de Zoologia da Unesc. “As universidades sempre foram espaços importantes para o desenvolvimento da cultura brasileira”, destacou o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Carlos Paiva Neto.
O reitor Gildo Volpato foi um dos colaboradores da Unesc a acolher a comitiva, primeiramente no Auditório Ruy Hülse e depois em um passeio pelo campus, onde conheceram o Espaço Cultural Toque de Arte e as exposições “Animais da Mata Atlântica” e “Ecossistema Marinho”. “É um prazer tê-los aqui para mostrar ao vivo tanta coisa bonita que desenvolvemos, algumas com o importante apoio do Ministério da Cultura”, afirmou o reitor.
Incentivo à Cultura
Os visitantes estão em Criciúma participando da 232ª Reunião da CNIC (Comissão Nacional de Incentivo à Cultura) – 12 a 14 de maio, quando analisam projetos culturais de todos o país e realizam encontro com os empresários e contadores da região, além de visitarem entidades com projetos aprovados pela Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura) – Unesc e Abadeus.
Nos últimos anos a Unesc aprovou diversos projetos pela Lei Rouanet, como os festivais Unesc em Dança e Noite de Luz; a publicação do livro “10 anos do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski”, e a construção da nova sede do Museu.
Os projetos foram apresentados pela coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, e pela coordenadora do Museu de Zoologia, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, ao lado da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.
Fonte: Secom