Unesc compartilha biodiversidade na Feira do Livro Unesc compartilha biodiversidade na Feira do Livro 12-11-2021

Presente nesta 15ª edição com estande próprio, a Unesc está promovendo atividades interativas com a participação de professores e acadêmicos na Feira do Livro que se estende até o dia 20. O evento, que ocorre na Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma, conta com oficinas, contação de histórias, apresentações artísticas e orientações sobre conservação de livros e fotos, além de apresentações de projetos trabalhados na Universidade em benefício da comunidade.

Jean Carlos da Silva Junior, de 9 anos aproveitou para saber mais sobre os elefantes e os rinocerontes, seus animais preferidos. Ele conheceu o livro “Os Mamíferos do Entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí”, além de ver a apresentação de esqueletos de alguns animais. Ao final, o pequeno Jean recebeu uma obra dos professores e dos acadêmicos. “Quando eu chegar em casa vou logo abrir o livro e ver todos os animais que estão ali. Eu gosto do elefante e do rinoceronte porque eles são muitos fortes”, disse ele, que estava ao lado dos pais.

O livro, que conta com uma amostragem de mamíferos de médio e grande porte e também de morcegos na área de entorno da Reserva do Aguaí, em Treviso, é resultado de um projeto de pesquisa do Laboratório de Zoologia e Ecologia de Vertebrados (Labzev) da Universidade, com a parceria do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), do Instituto Alouatta, da Pousada Santo Antônio e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Ele foi escrito pelo coordenador do curso de Ciências Biológicas e coordenador do projeto “Diversidade de Mamíferos do Entorno da Reserva Ecológica do Aguaí”, Fernando Carvalho, e estudantes do curso e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA).

O acadêmico do curso de Ciências Biológicas Bacharelado, André Gustavo Francisco de Moraes foi o responsável pela ilustração da obra. “Me sinto muito realizado. A gente se esforça e ver esse resultado, as crianças gostando, é muito bom”, contou. Ele, juntamente com outros acadêmicos e professores estava no estande apresentando o exemplar para quem passava pelo estande da Unesc na tarde desta sexta-feira (12/11).

Lançamento

A Unesc proporciona também ao público o acesso às publicações da sua editora. Nesta edição haverá lançamento de livro “Mel, uma Doçura de Abelha”, da professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc. Ele será lançado na Feira do Livro no dia 16 de novembro, às 18h. Já no dia 18 haverá uma nova rodada de lançamento da publicação infantil, no Auditório Ruy Hulse, na Unesc, às 14h.

Para a Diretora de Exdensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade, Fernanda Guglielmi Faustini Sônego, esse momento serve como aprimoramento e interação da comunidade com a Unesc. “A Feira do Livro também é um espaço para mostrarmos as nossas produções acadêmicas, atividades artísticas e culturais, importantes para a população”, mencionou.

Difusão das produções universitárias

A EdiUnesc (Editora da Unesc) também está na Feira do Livro, por meio da Livraria Unesc. Com 19 anos de atuação, seu objetivo é divulgar a produção intelectual e científica dos professores e alunos da Universidade e de outras Instituições. Conforme a supervisora administrativa da editora, Vanessa Marcos Medeiros, ao longo desses anos já foram publicados 196 livros. “Realizamos muitas atividades com intuito de promover a nossa editora. Também participamos de diferentes ações com a intenção de incentivar a leitura”, disse.

Conforme ela, a Livraria da Unesc realizou e participou de várias feiras de livros, com o objetivo de aumentar as vendas e divulgar a EdiUnesc, criando mais oportunidades para aumentar a visibilidade e o seu potencial. “A livraria possui diversas consignações de livros com as editoras universitárias do Brasil, a fim de renovar os livros com novos lançamentos e publicações atuais”, emendou.

Incentivo à leitura

Como incentivo à leitura, a EdiUnesc realiza também algumas atividades, como o Dia de Ler Todo Dia – Desapega Literário; Contação de Histórias em parceria com a Biblioteca da Unesc, Museu de Zoologia, Curso de Pedagogia e Colégio Unesc; Esqueça um livro e espalhe conhecimento; e Doação de livros no Dia Mundial do Livro, comemorado em 23 de abril.

“A ação consiste em apresentar o print da postagem nas redes sociais da EdiUnesc na Livraria da Unesc e escolher entre os livros selecionados para doação. Vale print do blog, Facebook, Instagram, Linkedin, e-mail ou ainda foto do folder. Cerca de 50 livros usados foram doados na última ação realizada”, comentou.

Dentre as atividades atualmente desenvolvidas na prestação de serviços editoriais estão revisões ortográficas e gramaticais, projeto gráfico da capa e layout interno, diagramação e design (nos formatos impresso e e-book, pdf interativo, ficha catalográfica emitida pela Biblioteca da Unesc e divulgação de publicações em âmbito nacional por meio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU).

Selos

Para atender a outras demandas e tipos de publicações a EdiUnesc criou novos selos: Saber Acadêmico e Saber Comunitário. “Os selos Saber Unesc visam abarcar as propostas de publicações cujas limitações editoriais impossibilitam a absorção pelo Selo EdiUnesc (Selo Científico), oportunizando a divulgação de trabalhos universitários e o atendimento à comunidade”, detalhou Vanessa.

O procedimento de editoração e publicação simplificado objetiva otimizar e agilizar o tempo para publicação, socializando em linguagem acessível e concisa conhecimentos e experiências relevantes no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, bem como experiências socioeducativas realizadas fora do ambiente universitário. A EdiUnesc é associada à ABEU, que congrega hoje 123 editoras universitárias distribuídas no país.

Publicado por: Daniela Savi
    em 12 de novembro de 2021