Trio de mascotes de pelúcias do Museu de Zoologia: encantando e educando para a conservação ambiental Trio de mascotes de pelúcias do Museu de Zoologia: encantando e educando para a conservação ambiental 18-03-2024

Os três brinquedos já estão disponíveis para o público na Unesc Store (Foto: Éverton Horacio/Unesc/Agecom)

O Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da Unesc, não só encanta os visitantes com suas exposições, mas também os sensibiliza para questões ambientais. E as novidades não param por aí. Recentemente, o espaço inovou ao lançar versões de pelúcia de seus adoráveis mascotes. Cada animal representa uma espécie diferente, sendo eles, a tartaruga Vitorino, a abelha Mel, e o Pintado que é o Gato do Mato Maracajá. Juntos, esses amigos peludos educam e divertem, promovendo a conscientização ambiental de maneira cativante e lúdica.

A coordenadora do museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, responsável pela criação dos mascotes, salienta que a literatura sempre foi uma ferramenta educacional essencial. “Tudo começou com o primeiro personagem, o Pintado. Ele é considerado o mascote do museu, tanto que se faz presente em nossos uniformes”, comenta.

Para compreender a origem dos personagens é preciso voltar no tempo. Cada personagem surgiu em contextos diferentes e é retratado em livros, cada um com o objetivo de levar conhecimento sobre diversos habitats da natureza. No caso de Pintado, o livro relata a sua jornada até o momento em que ele chega no museu.

Já o “Vitorino – A tartaruga vitoriosa”, foi o segundo exemplar a ser escrito. O objetivo foi promover um apelo às dificuldades enfrentadas pelos seres de vida marinha. “É uma tartaruga vencedora porque sofreu vários impactos e desafios, e mesmo assim superou cada desafio”, comentou Morgana.

Já o último livro lançado, conta a história da abelha Mel e busca contar aos leitores sobre a importância desses insetos na preservação da vida na Terra.

“Muita gente não sabe da importância que elas têm no ambiente e acham que servem apenas para produção de pólen, mel e própolis. A grande parte de tudo o que  consumimos, em termos de frutas e legumes, são polinizadas pelas abelhas”, explicou.

Morgana diz que a impressão das histórias só foi possível graças à adesão da Polícia Militar Ambiental, que posteriormente resultou na distribuição gratuita das unidades impressa

Nos livros, são utilizadas expressões técnicas das ciências biológicas, porém a coordenadora diz que são redigidos de maneira acessível o bastante para que as crianças possam compreender.  Cada livro contou com a ilustração do artista plástico Vamber Cabral.

Conscientização

Morgana disse ainda sobre a importância de gerar consciência nas pessoas por meio dos novos brinquedos. “Muito me alegra ver esses personagens confeccionados em pelúcia, pois desperta sentimentos positivos, em crianças e até em adultos”, disse.

Com frequência, é possível testemunhar os mascotes ganhando vida, seja por meio do uso de fantoches ou através da caracterização de algum colaborador do museu vestido como o Pintado.

Como adquirir um mascote

Quem deseja adquirir um brinquedo de pelúcia do museu, pode se dirigir até a Unesc Store, que é a nova loja oficial da Universidade e fica localizada no bloco do Estudante. Quem passa pelo local se encanta com a ampla variedade de produtos oferecidos, incluindo os adoráveis itens de pelúcia. A analista de marketing e mãe do Raul, Renata Nunes, não teve dúvidas na hora da compra e decidiu levar para a casa o Gato Pintado. Ela conta que seu filho, de 10 anos, ama brinquedos de pelúcia e deseja comprar mais exemplares.

“Eu acho que a iniciativa do museu contribui bastante pelo fato das crianças poderem se familiarizar com os animais, além de criar consciência sobre a importância da preservação dos animais. Agora queremos fazer toda a coleção”, destaca

“Em breve teremos também uma unidade do museu dentro do Parque das Nações Cincinato Naspolini, onde as pessoas terão os nossos produtos”, concluiu Morgana.

O museu recebe pessoas diariamente no campus da Universidade. Para visitas guiadas é necessário agendar previamente pelo (48) 3431-2573 ou pelo site http://museudezoologia.unesc.net/.

AGECOM - Agência de Comunicação UNESC
    Publicado por: Everton Horácio