Uma tartaruga verde da espécie Chelonia mydas foi localizada hoje (31/10) durante monitoramento semanal realizado por profissionais do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da Unesc. O animal estava vivo e encalhado na beira-mar do Balneário Esplanada, em Jaguaruna.
Segundo informações o fato é incomum, pois as tartarugas não costumam ir à areia, a não ser para desova, o que não ocorre na região. O animal possui 52 cm de comprimento, e conforme recomendado pelo Projeto Tamar foram realizados no local os primeiros procedimentos de salvamento, já que a tartaruga estava com dificuldade de respiração. Ela foi resgatada por biólogos e estudantes da Universidade, e encaminhada ao Projeto Tamar, por intermédio da Polícia Ambiental para reabilitação.
Participaram do resgate os biólogos Kelly Cristina Minotto Bom e Rodrigo Ribeiro de Freitas, além das acadêmicas Juliana Rovaris Luzzietti e Mariane Trichês Pezente.
Procedimentos de salvamento de tartarugas marinhas:
- Comunicar aos órgãos ambientais (Projeto Tamar ou Polícia Ambiental);
- Colocar o animal a sombra;
- Mantê-lo com o corpo inclinado com a parte posterior a 20cm do chão afim de que o mesmo possa eliminar a agua engolida e;
- Cobrir o corpo com uma toalha úmida, para evitar a desidratação do mesmo.
Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net