Sorrisos e Conscientização marcam 8ª Mostra Arte Animal Sorrisos e Conscientização marcam 8ª Mostra Arte Animal 11-10-2016

Conhecer o mundo da selva fez o Gabriel Martini descobrir o seu animal favorito. Além de amar os cachorros da sua avó, agora ele também descobriu um carinho especial pelas hienas. “Elas são iguais a mim, vivem sorrindo por aí”, comentou o menino com aquele brilho de criança. Ele fez parte da turma de mais de cem alunos do Ensino Fundamental do Colégio Marista, que estiveram na Unesc nesta terça-feira (11/10) para a realização da 8ª Mostra Arte Animal.

Música, poesia e conscientização ambiental marcaram o encontro. No palco do Auditório Ruy Hülse, os alunos contaram aos pais e familiares, por meio de apresentações artísticas, o que aprenderam na Unesc durante os três meses do projeto.

Atividades diversas, realizadas no Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidizinsk e no Laboratório de Ensino de Ciências da Unesc, desenvolveram nos pequenos o conhecimento sobre a vida dos animais selvagens e a importância deles para o meio ambiente. Ao final, os alunos pintaram telas com desenhos dos animais que conheceram.

Para a coordenadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidizinsk, o evento traz alegria para o campus. “Nossa parceria com o Colégio Marista é extremamente significativa, e nesta edição nós completamos oito anos de ações. É uma forma de estreitar e fortalecer laços entre as Instituições de Ensino, com o objetivo de transformar os participantes por meio da Educação”, comentou.

A coordenadora psicopedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Colégio Marista, Cláudia K de Lima, ressaltou a importância de projetos como esse para desenvolver o protagonismo nas crianças. “É o sonho de qualquer pedagoga enxergar as crianças na sociedade como cidadãs aprendizes, e não apenas como crianças. Elas são agentes de mudança e podem contribuir para o desenvolvimento da cultura, e são projetos como esse que colocam nossos pequenos onde eles deveriam estar”, ressaltou.

Saiba mais

A Mostra Arte Animal tem o objetivo de conscientizar ambientalmente as crianças por meio da interação entre a arte e a ciência.  As atividades são realizadas ao longo do ano letivo. Na escola, os alunos participam de estudos sobre cores, texturas, expressões artísticas e produção de obras. No Museu, fazem visitas específicas ao tema escolhido e participam de aulas teórico-práticas e oficinas. As telas de pinturas das crianças, desenvolvidas durante o projeto, estão expostas no hall do Bloco S da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada