Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias

  • .
    Simulação de encalhe de baleia envolve órgãos ambientais nesta noite Simulação de encalhe de baleia envolve órgãos ambientais nesta noite 05-06-2023

    https://www.youtube.com/watch?v=g2nLcaTIHJY&embeds_referring_euri=https%3A%2F%2Fagoralaguna.com.br%2F&embeds_referring_origin=https%3A%2F%2Fagoralaguna.com.br&feature=emb_imp_woyt

    Uma pessoa passa pela praia, vê uma baleia encalhada, grava um vídeo e encaminha no grupo de WhatsApp. A partir daí, você compartilha, nós compartilhamos e começa um movimento de curiosos. Os órgãos ambientais começam a agir, uma vez que o animal ainda está vivo. Com essa premissa, a APA da Baleia Franca executa, entre esta noite de segunda-feira, 5, e a manhã de terça-feira, 6, um simulado de atendimento a uma ocorrência de encalhe.

    A ação ocorre na praia de Itapirubá e movimenta vários órgãos ambientais, que vivem a experiência do acionamento de um protocolo de encalhe de uma baleia, situação que não é inédita e já aconteceu neste balneário na década passada.

    A simulação que começou com o vídeo que abre este texto servirá para avaliar se as instituições estão preparadas para agir num caso como esse e como elas irão atuar na ocorrência. Nada foi ensaiado, nem treinado previamente para dar aos participantes da ação a adrenalina vivida nessa situação.

    “O curso é fundamental para a saúde pública, pois a ocorrência de encalhe de espécies na costa é uma situação que requer pessoal capacitado para realização das ações de manejo, uma vez que pode diminuir o risco de morte dos animais e evitar acidentes com pessoas próximas”, avalia a chefe da APA, Renata Daniella Vargas.

    Até imprensa faz parte
    Para simular até mesmo situações que podem ocorrer durante o protocolo, como o atendimento à imprensa, o treinamento disponibilizou uma profissional para ser a responsável pela comunicação.

    Em “nota oficial”, encaminhada pela assistente Fernanda Guimarães, é dada a informação que o encalhe ocorreu em frente ao Centro Nacional da Baleia Francas e que há uma equipe do Instituto Australis no local, onde deve ser iniciada uma ação de resgate, a partir das 7h30. A réplica de eventos reais também prevê a instalação de uma estrutura de apoio para os profissionais, incluindo uso de tenda e trator.

    Entidades envolvidas
    O simulado visa revistar e atualizar o modo de operação numa situação dessas e envolve uma série de instituições: APA da Baleia Franca, Instituto Chico Mendes, Instituto Australis (ProFRANCA), Associação R3 Animal, Universidade do Estado de Santa Catarina, o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski (Unesc), Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) da Polícia Federal e Polícia Militar Ambiental.

    Comentar

    Deixe um comentário