Representantes do Projeto Tamar conhecem o Museu de Zoologia da Unesc Representantes do Projeto Tamar conhecem o Museu de Zoologia da Unesc 22-07-2019

O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski recebeu na última semana representantes do Projeto Tamar (Tartarugas Marinhas), em uma extensão na busca pelo conhecimento. Os membros do Projeto Tartarugas Marinhas e do Museu da Unesc estiveram presentes no 5º Fórum de Museus e se deslocaram até a Universidade para dialogar sobre os espaços e as ações educativas. O resultado do encontro foi a idealização de uma exposição itinerante, que levará montagens da Universidade ao espaço do Projeto Tamar.

Durante a visita, os membros do Tamar conheceram as mais de mil e quinhentas unidades que integram o acervo da Unesc e participaram de uma troca de experiências. “O encontro foi significativo para as duas Instituições. Além da socialização do conhecimento, existiu uma aproximação para futuros trabalhos em conjunto. É uma reafirmação do nosso comprometimento com a educação e preservação ambiental”, afirma a coordenadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

A gestora do Centro de Visitantes da Tartaruga Marinha, Camila Trentin Cegoni, esteve na Universidade e descreveu a experiência como enriquecedora. “Fomos agraciados com a presença da professora Morgana e sua equipe, que nos orientaram durante toda a visita, contando-nos sobre o histórico do Museu, do acervo e da dinâmica do dia a dia no atendimento ao público. Pudemos ainda conhecer os laboratórios onde o acervo é preparado e entender melhor como funcionam as ações de educação ambiental. Nessa visita percebemos que muitos dos museus do Brasil passam pelos mesmos desafios, e, portanto, devem dar as mãos, formando uma rede de apoio. A visita nos proporcionou novos olhares e ideias a serem implementadas em nosso próprio espaço”, conta.

Também estiveram presentes na visita o executor técnico Daniel Wagner Rogério e a auxiliar técnica Juliane Rizzi.

Projeto Tamar

Com a missão de proteger o ciclo de vida das tartarugas em terra e no mar, o projeto contabilizou em 2018 mais de 35 milhões de tartarugas salvas. A iniciativa, em atividade desde 1980, estende suas ações por todo o território brasileiro e foi fundamental para a luta e preservação das espécies ameaçadas de extinção.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing