Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias

  • .
    Projeto Tamar compartilha experiências no Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia Projeto Tamar compartilha experiências no Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia 24-10-2019

    Em mais uma ação fruto da parceria entre a Unesc e o Projeto Tamar, foi realizada, na noite desta quarta-feira (23/4), uma palestra com foco no compartilhamento de experiências de integrantes do Projeto com a comunidade Acadêmica. A atividade integra o segundo Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia, que faz parte da 10ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc).

    O evento, realizado no miniauditório do Bloco S, reuniu professores e acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Sanitária, Geografia, História, Direito, professores, além de acadêmicos dos cursos de pós-graduação e profissionais de áreas relacionadas interessados em aprender sobre a temática “Ações realizadas pelo Projeto Tamar para minimizar os efeitos predatórios da pesca sobre as tartarugas marinhas”.

    Receber um representante do projeto para dividir seu conhecimento no Ciclo de Palestras, para a professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, foi uma grande honra, já que a parceria do Museu com o grupo já é consolidada. “Esse é um projeto muito relevante a nível nacional e internacional e muito nos orgulha por ser nosso parceiro”, destacou.

    A intenção ao fazer o convite para a contribuição na STC, de acordo com a professora, foi promover uma reflexão. “Nosso foco com a proposição é discutir sobre até que ponto a utilização dos recursos naturais pode estar aliada com um desenvolvimento sustentável”, salientou.

    Quatro décadas de cuidado com a vida marinha

    Integrante do Projeto há seis anos, o executor técnico Daniel Vagner foi o responsável por trazer até a Universidade alguns dos conhecimentos obtidos ao longo de quase 40 anos de atividades. Daniel explicou detalhes sobre o surgimento da ideia de trabalhar na conservação de tartarugas marinhas desde os primeiros passos dados. “Um dos diferenciais do projeto e que é levado a sério até hoje é o contato próximo com as pessoas das comunidades nas quais chegamos a procura das tartarugas. Temos a comunidade sempre como nossa aliada e o conhecimento dessas pessoas que estão lá e conhecem de perto seu território faz toda a diferença, assim como foi o segredo do sucesso lá no início”, comentou.

    O trabalho abordado por Daniel está presente em 25 localidades no Brasil, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

    Na última semana a equipe completa que atua no Tamar em Florianópolis esteve na Unesc em visita ao Museu de Zoologia, experiência também destacada por Daniel. “O Museu da Universidade é referência no trabalho que desenvolve. Conhecer de perto e perceber a dimensão que esse trabalho atinge nos deixou muito felizes e realmente admirados pelo empenho desses profissionais”, destacou.

    Minicurso sobre expressividade da fala integra programação

    Também na noite desta quarta-feira a extensa programação da STC contou com o minicurso “Expressividade da fala e poder pessoal”, ministrado por Teresa Pesenti. A fonoaudióloga, especialista em voz, abordou o desenvolvimento da consciência sobre a forma como as pessoas se expressam e sonoramente se mostram ao mundo pode ampliar o protagonismo nas situações comunicacionais nas quais estamos envolvidos.

    A atividade foi prestigiada especialmente por acadêmicos do curso de Psicologia, para quem Teresa destacou que “a forma como a pessoa fala conta a sua história cultural e a voz conta sua história individual”.

    Ainda entre as atividades da noite foram apresentados pôsteres de variadas áreas do conhecimento.

    Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

    Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

    Comentar

    Deixe um comentário