Profissionais do Museu de Zoologia participam de treinamento Profissionais do Museu de Zoologia participam de treinamento 05-04-2019

Profissionais do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc estão participando do treinamento de Atendimento a Enredamentos de Grandes Cetáceos. O curso ocorre em Florianópolis, nos dias 3, 4 e 5 de abril, e tem a participação dos biólogos Rodrigo Ribeiro de Freitas e Murilo Bom.

O treinamento está sendo ministrado para os coordenadores do Protocolo de Encalhes e Enredamentos de Mamíferos Marinhos da APABF (Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca). O Museu de Zoologia da Unesc também está na coordenação da ação, que tem a finalidade de capacitar os membros da coordenação e parceiros da UC (Unidade de Conservação) a realizarem o atendimento aos Grandes Cetáceos enredados em petrechos de pesca no território da APABF.

Durante a Formação do desenredamento de Grandes Baleias, os participantes poderão aprender sobre as questões legais e de segurança, autorização nos termos da legislação nacional, conservação, bem-estar animal e segurança humana, cortar a rede ou monitorar, abordagem de equipe, apresentação de casos e outros itens e técnicas importantes na atuação durante o atendimento aos mamíferos.

Nos casos de encalhes de animais mortos, o Protocolo de Encalhes faz o atendimento dos casos, com investigação das causas das mortes, coleta de amostras para análises científicas e, após esses procedimentos, articula com as prefeituras dos municípios onde há ocorrências, o mais rápido possível, fazendo a destinação adequada das carcaças a fim de evitar graves danos à saúde pública.

Os biólogos também participam de um treinamento simulado e de experiência real, realizado na Barra da Lagoa.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing                                                                                                                                                Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing