Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias

  • .
    Professora da Unesc, Morgana Gaidzinski, passa a integrar a Academia Criciumense de Letras Professora da Unesc, Morgana Gaidzinski, passa a integrar a Academia Criciumense de Letras 26-05-2023

    Diplomação da autora de diversos livros e idealizadora do Museu de Zoologia da Universidade ocorreu na noite dessa sexta-feira (26/05) –
    Texto e fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc

    A professora da Unesc, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, passa ocupar a Cadeira nº 8 da Academia Criciumense de Letras (ACLe). A diplomação ocorreu na noite dessa sexta-feira (26/05), no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

    Em uma celebração repleta de emoção, Morgana salientou que a honraria tem significado especial para ela. “Congregar na Academia Criciumense de Letras, por onde passaram e frequentam proeminentes figuras do ambiente acadêmico, artístico, intelectual e político, me enche de orgulho e me incentiva ainda mais na continuidade da produção de escritos, quer sejam artigos ou livros”, enfatiza a professora.

    A Cadeira n° 8, agora ocupada pela professora Morgana Gaidzinski pertencia a Dahil Formanski.

     

    “Nos enche de orgulho presenciar esta conquista da professora Morgana. Uma profissional que se dedica de corpo e alma à nossa Unesc e à comunidade. Vimos ela sonhar e tornar o Museu de Zoologia uma realidade que educa milhares de jovens. Além disso, ela uniu esse amor pelo ensino e pelo meio ambiente à paixão pela literatura e lançou lindas obras com ricas aprendizagens. Com certeza, a Cadeira nº 8 da Academia Criciumense de Letras está em ótimas mãos”, ressalta a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

    Contribuição com a literatura criciumense e regional 

    Idealizadora e fundadora do Museu de Zoologia da Universidade, a bióloga tem profundo envolvimento com a literatura e já publicou cinco livros, o primeiro deles, em 1995, intitulado “Glossário de Biologia”, com o objetivo de facilitar o conhecimento dos termos técnicos e conceitos científicos empregados na biologia.

    Em 2013, lançou o livro “10 Anos do Museu de Zoologia”, com a intenção de apresentar o resultado das atividades desenvolvidas, além de ressaltar a importância dos museus como espaço de difusão e popularização do conhecimento.

    Em 2017, Morgana publicou o terceiro livro: “Vamos ao Museu!”, uma cartilha com informações sobre o Museu de Zoologia, a fim de auxiliar professores na preparação, organização e realização das visitas ao local.

    No mesmo ano lançou o primeiro livro infantil: “Pintado, o Mascote do Museu”, que conta a história do gato-maracajá, animal símbolo do Museu de Zoologia.

    O segundo livro infantil de Morgana, “Vitorino, a tartaruga Vitoriosa!”, narra a história de uma tartaruga-marinha, da espécie conhecida popularmente como cabeçuda, e apresenta inúmeros desafios enfrentados por ela no habitat natural, em decorrência dos impactos ambientais que colocam em risco a sobrevivência nos oceanos.

    “Minha relação com a escrita se deu por meio das atividades exercidas como professora, na nossa querida e valorosa Unesc, onde sou carinhosamente acolhida ao longo desses anos e recebido incondicional apoio na realização do sonho de construir um museu de animais”, finaliza a professora.

    Alunos do Colégio Unesc são premiados em Concurso Literário

    No mesmo evento, três alunos e uma professora do Colégio Unesc foram reconhecidos no Concurso Literário da Associação Criciumense de Letras (ACLe). Na “Poesia”, o colégio se destacou com duas alunas: Ana Francisca Manenti Martinhago, na categoria livre, e Clara Guidi A. da Silva, na categoria com o tema “Criciúma e suas histórias”. “No “Conto”, Gabriel Oliveira  Willemamm, ficou com o terceiro lugar.

    Além deles, a professora de  Língua Portuguesa, Beatris Pizzoni de Freitas, ganhou a Menção Honrosa também na categoria “Conto”. “A importância da participação se dá pela experiência de produzir um texto e vê-lo ocupar outros espaços que não a sala de aula. Outro ponto importante é incentivar a criação literária, estética e criativa dos alunos, estimulando-os a colocar suas visões de mundo na escrita”, salienta.

    O Concurso Literário é promovido todos os anos pela Academia Criciumense de Letras com o objetivo de incentivar e cultivar a leitura e a escrita.

    “O desempenho dos nossos alunos reflete o comprometimento com a escrita e a criatividade, além do incentivo e apoio dos professores que os orientaram ao longo do processo. A premiação é uma prova do talento presente em nossa instituição de ensino. Acredito que a literatura é uma forma poderosa de expressão e de comunicação, capaz de transformar vidas e despertar emoções. Ao participar de concursos como esse, nossos alunos têm a oportunidade de aprimorar as habilidades literárias, fortalecer a confiança e compartilhar suas vozes com o mundo”, enfatiza a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta. 

    A diretora Marcela Gava considera o Concurso Literário um excelente momento e oportunidade para desenvolver a produção, que leva consigo valores indispensáveis para a formação dos alunos. “Assim, eles se tornam capazes, por meio do poder da escrita, de organizar seu pensamento. Estamos muito felizes com o resultado e continuaremos a fazer um trabalho cada vez mais abrangente, buscando incentivar nossos estudantes a participarem escrevendo suas produções, influenciando de forma positiva sua jornada escolar”, cita.

    Alunos do Colégio Unesc premiados:

    Categoria Juvenil
    Poesia
    1° lugar: Ana Francisca Manenti Martinhago
    Poesia com o tema “Criciúma e suas histórias”:
    1° Lugar: Ana Clara Guidi A. da Silva
    Conto:
    3° lugar: Gabriel Oliveira  Willemamm

    Categoria Adulto
    Conto
    Menção honrosa: professora Beatris Pizzoni de Freitas

    Publicado por: Marciano Bortolin
    em 27 de maio de 2023

    Comentar

    Deixe um comentário