Novos vídeos educativos são presentes do Museu de Zoologia da Unesc ao completar 18 anos Novos vídeos educativos são presentes do Museu de Zoologia da Unesc ao completar 18 anos 25-09-2020

O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc celebra em setembro de 2020 sua maioridade, 18 anos de trabalho contínuo em prol da educação ambiental na região. Para marcar a data a equipe do Museu lançará a partir de segunda-feira (28/9) uma série de vídeos educativos que poderão ser usados como uma importante ferramenta didática para alunos e professores do ensino fundamental. A coletânea inclui vídeos que abordam temas referentes as espécies em exposição do museu que compõe a biodiversidade da fauna de Mata Atlântica bem como ensinamentos sobre os impactos ambientais responsáveis pela redução da vida animal no planeta.

O trabalho de roteirização e elaboração das ideias, assim como a edição dos materiais, foi feito de forma completa pela equipe do Museu. Conforme a idealizadora e coordenadora do projeto, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, essa foi uma forma encontrada de levar os ensinamentos do Museu mesmo neste período no qual não é possível receber visitas das escolas no espaço da Universidade.

“Queremos alcançar essas crianças e dar suporte ao processo de ensinoaprendizagem, pois sabemos o quão importante é esse trabalho de educação ambiental nas escolas. Nos reinventamos para dar sequência ao trabalho, mesmo de forma diferente”, comenta.

O formato audiovisual, conforme Morgana, já faz parte da rotina das escolas nos dias de hoje, sendo já incluso como recurso didático e auxilio na aprendizagem. “Os professores utilizam material de apoio para inserção dos meios de comunicação em sala de aula e o vídeo é um aliado para tornar as tarefas mais agradáveis. Os materiais propostos serão usados como recurso para educar, interagir e contribuir para o aprendizado e o conhecimento de nossas crianças, num mundo de tantas transformações”, completa.

Uma das parcerias que faz parte do grande sucesso de visitas do Museu, considerado um dos mais visitados de Santa Catarina e com o maior acervo do Estado, se dá por meio da Polícia Militar Ambiental. Para o Capitão da Instituição, Fernando Magoga Condi, que acompanha de perto o trabalho na Unesc, essa é uma das formas mais efetivas de promover a educação ambiental. “Somos muito felizes por fazer parte dessa história. É um trabalho extremamente válido e que esperamos que perdure por muito tempo”, destacou.

Celebração sempre especial
    Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, comemorar mais um ano de atividades do Museu de Zoologia da Unesc é sempre especial. “Com um trabalho tão excepcional desempenhado pela equipe do Museu, nada mais junto do que celebrar o aniversário entregando mais um grande serviço à comunidade. Somos apaixonados e orgulhosos por termos, na nossa Unesc, um acervo tão rico e comandado por profissionais capacitados e dispostos a multiplicar o conhecimento”, pontuou.

O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski possui quatro núcleos expositivos: Ecossistema Marinho, Mata Atlântica, sendo um e Criciúma e um na Unesc Araranguá, e Vida Selvagem, todos estão abertos à visitação pública e gratuita.

Os vídeos serão publicados na Playlist do Museu no canal Unesc TV no YouTube.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing