Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias

  • .
    Música, dança e poesia na abertura da Mostra Arte Animal do Museu de Zoologia Música, dança e poesia na abertura da Mostra Arte Animal do Museu de Zoologia 12-11-2014

    “Foi tão legal aprender sobre os animais! Quero ser professora e ensinar sobre a África para os meus alunos”. A fala da pequena Martina Martins, de 6 anos, demonstra a animação da noite de abertura da 6ª Mostra Arte Animal, realizada hoje (12/11), na Unesc. Ela faz parte do grupo de 90 crianças do Colégio Marista que participaram do projeto do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski. Os pequenos cantaram e recitaram poesias ligadas ao tema “África Animal”.

    A ação ocorre há seis anos em parceria com o colégio e tem o objetivo de educar crianças por meio da interação entre a arte e a ciência. De acordo com a coordenadora do Museu de Zoologia da Universidade, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, o projeto influencia no desenvolvimento das crianças como cidadãos. “A junção da ciência com a arte e as atividades ligadas ao cuidado com o meio ambiente e os animais fortalecem a construção de uma consciência ambiental das novas gerações”, comenta.

    O programa se caracteriza por atividades realizadas ao longo do ano letivo, na escola, com estudos sobre cores, texturas, expressões artísticas e produção de obras e no Museu, onde os alunos fazem visitas específicas ao tema escolhido e participam de aulas teórico-práticas e oficinas.

    Para o reitor Gildo Volpato, o projeto fortalece os objetivos da Unesc. “A interação entre as crianças e a instituição compõe a pesquisa, o ensino e a extensão, e auxiliam a constituir a Unesc como Universidade Comunitária. A instituição é de todos e deve ser um espaço para a realização de ações como esta”, ressalta.

    Segundo a diretora educacional do Colégio Marista, Ingridi Martins, as ações realizadas durante o ano oportunizam as crianças desenvolver pesquisas, e isso influencia na vontade de buscar o conhecimento.  Ela acredita ainda, que a educação ambiental deve estar presente no cotidiano dos pequenos. “Eles são a nossa aposta para um mundo melhor”.

    A abertura também contou com a apresentação do grupo de capoeira Beribazu e do Musical Unesc. A exposição, com telas pintadas pelos estudantes ocorre até 21 de novembro, no Bloco da Biblioteca.

    Participaram do evento a pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade, Robinalva Ferreira, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, a secretária de Educação de Criciúma, Rose Reynaud e o diretor geral do Colégio Marista, Valentin Fernandes.

    Fonte: Secom

    Comentar

    Deixe um comentário