O Museu de Zoologia da Unesc completou 10 anos nesta quarta-feira (26/9) e presenteou a toda a comunidade com um dinossauro. Uma réplica de um filhote de Tiranossauro Rex, com cerca de cinco metros de comprimento, 2,5 metros de altura e 70 quilogramas surpreendeu crianças e adultos na comemoração do Museu, no Espaço Cultural da Universidade.
“É com muita alegria que celebramos 10 anos. A partir de hoje serão mais dez eventos para comemorar. Queremos continuar fazendo história nesse museu, com muito trabalho e dedicação”, comentou a coordenadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski. A celebração também contou com diversas apresentações do Colégio Unesc e um bolo de 30 quilogramas.
O reitor Gildo Volpato parabenizou a equipe que esteve à frente do museu nestes 10 anos, já que o Museu de Zoologia tem um papel importante na sociedade. “Esse é um espaço de conhecimento e de conscientização, principalmente na questão ambiental”, destacou o reitor. Ao longo destes 10 anos, mais de 75 mil alunos e professores de 446 instituições de ensino de 38 municípios da Amesc, Amrec e Amurel foram beneficiados com o Museu.
O Tiranossauro Rex foi produzido pela artista plástico João Batista Serafim e, além de emitir sons, se movimenta com o auxílio de uma pessoa, que fica dentro do animal. A partir de amanhã ele estará disponível para visitação no Museu. Mais informações pelo telefone (48) 3431-2573.
Dez anos de Zoologia
Na educação
O Museu de Zoologia já foi reconhecido nacionalmente pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) em duas edições do Prêmio Darcy Ribeiro. Na primeira edição (2008), com o projeto Bicho que Educa, e na quarta edição (2011), com o projeto Arte Animal.
Mediante ao seu potencial educativo o Museu de Zoologia integra a REM/SC (Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina). Esta rede é formada por um grupo de profissionais com o propósito de estudo, reflexão e definição de diretrizes no campo teórico e prático na área museal, de modo a fundamentar, avaliar, dinamizar e potencializar ações para a área.
Na extensão
O Museu de Zoologia desenvolve programas educativos junto à comunidade escolar como o “Bicho que Educa”, o “Escolha Animal”, o “Arte Animal”, o “Café Cultural no Museu”, o “Animals Who Teach” e o “Programação Animal”.
Além dos programas citados o Museu leva seus acervos para eventos externos e internos, pública semanalmente informações de animais na imprensa, identifica espécies das mais diferentes tipologias e promove cursos e palestras.
Na pesquisa
O Museu de Zoologia realiza atividades de pesquisa que possibilitaram a aproximação com projetos e instituições que atuam na área de biologia da conservação. São órgãos com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres, o Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (Univali), o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (UFSC), o Projeto Baleia Franca e o Projeto Tamar Sul, entre tantos outros.
No turismo
Devido ao reconhecimento do Museu de Zoologia como espaço de lazer, convivência e compartilhamento de experiências sobre a fauna Sul Catarinense, a instituição foi incluída pela Fundação Cultural de Criciúma no roteiro oficial de visitação turística do município a partir de 2007.
Este reconhecimento ganhou notoriedade estadual com a inclusão do Museu no roteiro Encantos do Sul, organizado pela Santur (Santa Catarina Turismo S.A.), empresa pública ligada ao governo do Estado de Santa Catarina.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net