Museu de Zoologia participa do 5º Fórum Catarinense de Museus Museu de Zoologia participa do 5º Fórum Catarinense de Museus 19-07-2019

O Museu de Zoologia Prof. Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc apresentarou nesta quarta- feira (17/07) seus relatos de experiência em educação em Museus, no 5º Fórum Catarinense de Museus (FCM). O evento é organizado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da coordenação do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), tendo na atual edição a parceria da Fundação Lagunense de Cultura. O Fórum é o maior evento do setor de museus em Santa Catarina, reunindo profissionais de museus, gestores públicos de cultura, educação, estudantes e interessados na discussão sobre patrimônio museal e a sua relação com a sociedade.

O evento aconteceu de 15 a 17 de julho, na cidade de Laguna, com o objetivo de ampliar o diálogo entre os museus, seus profissionais e demais membros da sociedade civil interessados na área. A programação faz parte, ainda, das atividades comemorativas dos 40 anos da FCC. O Museu de Zoologia apresentou uma de suas ações educativas desenvolvidas junto à comunidade escolar intitulada “Assembleia dos Bichos”, já premiada nacionalmente com o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2016. A Assembleia dos Bichos foi concebida pelo Museu de Zoologia para dar voz aos animais que fazem parte de seu acervo e promover reflexões sobre os principais impactos ambientais responsáveis pela perda de nossa biodiversidade.

Além de promover uma reflexão sobre os problemas ambientais e uma apropriação das possibilidades de solução para os mesmos, a Assembleia dos Bichos oportuniza aos seus participantes o desenvolvimento de habilidades que contribuem para o exercício da cidadania.

Ana Sofia Schuster - AICOM UNESC