Museu de Zoologia participa de exposição Mundo das Aves na Acic Museu de Zoologia participa de exposição Mundo das Aves na Acic 25-10-2018

Exposição ficará aberta ao público até dia 30 de novembro (Fotos: Deize Felisberto - Assessoria de Imprensa Acic)
    Saíra-preciosa, Saíra-ferrugem, Sanhaçu-de-fogo e Garibaldi são alguns tipos de aves que poderão ser conhecidos no Projeto Cultura Acic, que abriu na noite desta terça-feira (23/10) a mostra “Aves do Sul de Santa Catarina”. A exposição do Clube de Observadores de Aves de Santa Catarina (OBA) reúne mais de 130 fotografias de aves da nossa região, contando também com a participação do Museu de Zoologia Profª Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc, que apresentada aves na técnica de empalhamento.

Ao som do canto dos pássaros àqueles que visitarem a exposição ficarão encantados com tanta cor e beleza. “O trabalho do OBA, além de fazer belos registros do mundo das aves, pretende fazer com que cada observador se torne um cidadão cientista, contribuindo com a conservação das espécies através de suas descobertas. Estamos muito felicidades de mostrar o nosso trabalho aqui no Cultura Acic”, destaca a observadora de aves, Isabel Coradi Gomes. “Queremos agradecer essa grande oportunidade de mostrar um trabalho tão bonito realizado na nossa região. A ideia é que o público pare para observar, se permita contemplar essas aves maravilhosas, que muitas vezes, estão na nossa janela. Também estamos realizando com as crianças esse trabalho de observar as aves, ao mesmo tempo, trabalhando a questão ambiental”, coloca o coordenador do Instituto Aloutta, Paulo Cadallora, um dos organizadores do OBA.

Segundo a Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil), o país possui 1.919 espécies de aves, é o segundo país do mundo com maior diversidade, e 12% destas espécies podem ser encontradas no Sul catarinense. Dentre os artistas do OBA estão Sérgio Moreira, Marcelo D’altoé Zanette, Isabel Coradi e Marcos Gomes.

A coordenador do Museu de Zoologia da Unesc, Morgana Gaidzinski, parabenizou o projeto da Acic e a importância do trabalho do museu na construção do projeto turístico da região e da educação ambiental. “Parabenizo a Acic e a Iara Gaidzinski por fomentar esse trabalho maravilhoso de cultura na cidade e a este grupo de fotógrafos com essa fantástica sensibilidade de registrar esses animais. O museu de zoologia possui um papel fundamental na construção do projeto turístico e na educação ambiental da nossa região”, ressalta Morgana.

A exposição “Aves do Sul de Santa Catarina” permanece até o dia 30 de novembro no Projeto Cultura Acic. O convite para a participação foi da diretora executiva e de cultura da Acic, Maria Julita Volpato e Iara
    Gaidzinski, respectivamente. O Museu de Zoologia Profª Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc possui mais 1,5 mil espécimes da fauna marinha e dos principais biomas brasileiros, como a Floresta Amazônica, o Serrado, a Caatinga, o Pantanal, a Mata Atlântica e os Pampas. Traz para a exposição algumas espécies de aves empalhadas.

Colaboração: Texto e Fotos - Deize Felisberto - Assessoria de Imprensa Acic.