Museu de Zoologia na 14ª Semana Nacional de Museus Museu de Zoologia na 14ª Semana Nacional de Museus 19-05-2016

Uma tarde para debater sobre a história de Criciúma. Essa foi a atividade que o Museu de Zoologia Morgana Gaidzinki da Unesc desenvolveu nesta quinta-feira (19/5). Mineradores de diferentes gerações, ambientalistas, historiadores e a comunidade escolar debateram sobre o tema: ¨Explorando a Memória do Carvão¨. A ação integra a programação da 14ª Semana Nacional de Museus, que este ano traz o debate sobre o “Museus e paisagens culturais”.

O debate contou com a participação do professor Zeca Virtuoso, presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Urussanga e Presidente da Comissão do Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc, do professor Ricardo Vicente, pesquisador do Centro Tecnológico do Carvão Limpo da SATC, do historiador Nilso Dassi e do ex-mineiro Milton Alves Silvino.

Também participaram da atividade os alunos e professores da Escola Profissional Técnica Colônia Grão Pará da Unibave, e da Escola de Educação Básica Coronel Marcus Rovaris de Criciúma. O encontro teve apoio do curso de História e do Cedoc (Centro de Documentação Regional).

Saiba mais

Rodas de conversa, palestras, visitas guiadas às exposição do museu,  documentários, entre outras atividades também serão desenvolvidas durante a semana. O evento resulta de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Ministério da Cultura para homenagear o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada