O Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da Unesc, encantou mais de mais de 7.800 visitantes apenas em 2011. Crianças, jovens e adultos de mais de 100 instituições diferentes realizaram cerca de 200 visitas no último ano. O Museu, que faz parte do Muesc (Museu da Universidade do Extremo Sul Catarinense), conta com dois acervos em exposição: Animais da Mata Atlântica e Ecossistema Marinho.
Ao das maiores atrações é o esqueleto da baleia-de-Bryde. O acervo marinho fica no Bloco Administrativo e tem sua coleção formada por baleias, tartarugas, golfinhos e aves marinhas. As escolas que desejam participar das visitas monitoradas e desenvolverem atividades educativas no local devem agendar sua visita pelo telefone (48) 3431-2573.
Baleias-de-Bryde
As baleias-de-Bryde são comuns na costa Sudeste do Brasil, havendo vários registros delas por toda a costa brasileira, do Sul ao Nordeste. O exemplar da Unesc foi conseguido há sete anos, depois de ter encalhado na praia da Cigana, em Laguna, com o peso de 12 toneladas e 13 metros de cumprimento. Os ossos do animal foram cuidadosamente preparados e montados, compondo um esqueleto de 1,4 tonelada de peso. Uma réplica em isopor esculpida pelo artista plástico criciumense João Batista Serafim ajuda os visitantes do museu a conhecer as características da baleia, que pode ultrapassar os 15 metros.
Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net