Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias

  • .
    Museu de Zoologia em alto mar Museu de Zoologia em alto mar 21-08-2017

    O Museu de Zoologia da Unesc participou na última semana, do Curso de Formação Desenredamento de Grandes Cetáceos, realizado pela APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleia Franca. A capacitação teve como objetivo qualificar equipes de instituições parceiras para atuação na resposta a enredamentos de baleias na região. Os biólogos Rodrigo Ribeiro de Freitas e Murilo Dal-Toé Bom participaram do curso representando o Museu de Zoologia.

    O curso foi ministrado pelo analista ambiental Leandro Aranha, do Ibama, que completou a formação iniciada em um estágio no verão em 2013, realizado nos Estados Unidos com apoio da IWC. A realização da parte teórica se deu no Grupo de Busca e Salvamento em Florianópolis na última terça-feira (15/8) e a parte prática, na quarta e quinta-feira (16 e 17/8) na Praia do Porto, em Imbituba.

    Em 2016 a APA da Baleia Franca realizou o curso “Atendimento a Enredamentos de Grandes Cetáceos” com a presença do palestrante David Mattila do National Oceanic and Atmospheric Administration, do Governo dos Estados Unidos, especialista referendado pela Comissão Baleeira Internacional.

    O Museu de Zoologia da Universidade faz parte do Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca, que é um programa desenvolvido pela equipe da Unidade de Conservação para prestar assistência aos mamíferos marinhos encalhados na unidade, estabelecendo assim diretrizes entre as instituições executoras deste plano para o desenvolvimento de ações coordenadas para diminuir os casos.

    A coordenação do Protocolo de Encalhes na Unidade é formada pela APA da Baleia Franca/ICMBio, Projeto Baleia Franca, Associação R3 Animal, Udesc/Ceres, Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Policia Militar Ambiental.

    Fonte: Setor de Comunicação Integrada

    Comentar

    Deixe um comentário