
Ao reforçar a importância da conservação marinha, produção destaca a biologia, comportamento e desafios da espécie. (Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc)
Em homenagem ao Dia Mundial das Baleias, o Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da Unesc lançou, na tarde desta quarta-feira (19/2), o vídeo educativo “Baleia-Franca: A Gigante Gentil”, que leva o público a uma imersão no fascinante universo desses animais que habitam os oceanos e visitam as águas brasileiras anualmente.
Produzido para destacar aspectos essenciais da biologia, comportamento e importância ecológica desses gigantes marinhos, o audiovisual também aborda os desafios enfrentados pela espécie para sua preservação. A iniciativa visa não apenas educar, mas sensibilizar sobre a necessidade da conservação marinha e da proteção dos oceanos.
“O dia 19 de fevereiro é significativo, pois marca a proibição da caça às baleias. No entanto, a preocupação com esses animais ainda persiste, especialmente devido à contaminação dos mares, seu habitat natural. Essa data nos convida à reflexão sobre sua importância. Para ampliar essa conscientização, o Museu de Zoologia preparou um vídeo educativo sobre a baleia-franca, que nos encanta todos os anos. Por isso, é fundamental conhecê-la para respeitá-la ainda mais”, salienta a coordenadora do museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, responsável pelo roteiro e narração do material. Já a edição e finalização ficaram a cargo de Mateus Guimarães.
Por meio de uma narrativa envolvente, a produção não apenas educa, mas desperta a consciência de que a proteção dos oceanos é um gesto essencial para a preservação da vida marinha.
A secretária Municipal de Educação de Criciúma, Giovana Zanette, prestigiou o lançamento e ressaltou a importância do trabalho realizado. “Parabéns a toda a equipe que faz do Museu de Zoologia um espaço educativo de excelência, agora também presente no Parque das Nações. Cada conquista em prol do meio ambiente deve ser celebrada e nós queremos continuar sendo parceiros da Unesc e do museu, que sempre inova”, cita.
A produção faz parte de uma coletânea de vídeos educativos desenvolvidos pelo Museu de Zoologia da Unesc, disponibilizados gratuitamente para escolas, que permitem ampliar a conscientização ambiental.
Frida, a surpresa do evento
O lançamento contou com um momento especial: a apresentação de Frida, a baleia-franca mascote do Muzoo, uma réplica confeccionada pelo artista plástico João Batista Serafim. Sua presença aproximou ainda mais o público da grandiosidade e beleza da espécie aos alunos do Colégio Unesc, presentes no evento.
“A Polícia Militar Ambiental e o Museu de Zoologia da Unesc já somam 24 anos de parceria. Esse trabalho conjunto é essencial, pois a fiscalização sozinha não basta – é preciso educar. Por isso, essa união entre ação e ciência é tão valiosa para a preservação ambiental”, fala a sargento da Polícia Militar Ambiental, Roberta Rocha Matos.
Todos os vídeos educativos do Muzoo podem ser acessados no link http://www.museudezoologia.unesc.net/videos.