Museu de Zoologia da Unesc lança audiolivros educativos Museu de Zoologia da Unesc lança audiolivros educativos 20-05-2020

O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski lançou nos últimos dias dois audiolivros, pensados para colaborar com o processo educativo de escolas da região, especialmente neste momento de distanciamento social e de aulas remotas. As obras “Vitorino a Tartaruga Vitoriosa” e “Pintado, o Mascote do Museu” estão disponíveis no canal da Unesc TV no Youtube. No espaço, além das duas obras infantis, é possível participar de visitas virtuais ao Museu Zoologia e conhecer mais sobre as exposições, a história do local e o trabalho desenvolvido na área de educação ambiental.

A história de Vitorino tem um forte apelo para as questões ambientais, apresentando os principais impactos responsáveis pela perda da biodiversidade no ambiente marinho, levando uma mensagem de sensibilização e preservação ambiental. Já a história de Pintado, visa estimular o interesse das crianças pelo conhecimento sobre a fauna da mata atlântica e sensibilizar para a preservação deste importante bioma.

O livro físico “Vitorino a Tartaruga Vitoriosa”, foi publicado em 2019 pelo Museu de Zoologia da Unesc em parceria com a Polícia Militar Ambiental. Já “Pintado, o Mascote do Museu” foi lançado em 2017, também em parceria com a Polícia Militar Ambiental. “A ideia de transformar os livros em audiolivros é convidar as crianças a entrarem no mundo mágico da literatura e encanta-las com o auxílio dos sons e animações, desenvolvendo nelas o amor pela leitura. Também queremos oferecer oportunidades para os professores de abordarem temáticas diferentes com o uso dos audiolivros animados”, afirma Morgana.

Outra possibilidade ainda para as escolas é terem uma palestra online com Vitorino, como ocorreu na tarde desta quarta-feira (20/5) com alunos do Colégio Unesc. Segundo a coordenadora do Museu, o encontro com a personagem ajuda a ampliar o conhecimento nos temas abordados pelo livro e tirar dúvidas sobre os assuntos trabalhados durante as aulas, de maneira lúdica. As escolas interessadas em agendar palestras online com Vitorino podem entrar em contato pelo e-mail museudezoologia@unesc.net.

Alunos e pais encantados

A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, Wânia Inácio da Silva Ramos, afirma que a iniciativa do Museu de Zoologia encantou não só aos professores, mas estudantes e pais. “Professores das séries iniciais planejaram suas aulas síncronas (online e em tempo real) a partir do material produzido pelo Museu de Zoologia, mostrando audiolivro do Vitorino e fazendo relações importantes com os conteúdos trabalhados em cada série/ano. E estamos muito felizes com o resultado. Nesse contexto de isolamento social as parcerias são ainda mais fundamentais. Por meio dessas práticas vemos o quanto é tão real o nosso lema ‘o novo a gente faz juntos’”, afirma Wânia.

Wânia comenta que a iniciativa do Museu de Zoologia mostra o quanto a Universidade é capaz de se reinventar sem perder a qualidade do conteúdo. “Hoje o encontro online com o personagem “Vitorino” foi encantador. Recebemos depoimentos de mães que estavam assistindo junto e relataram o quanto a linguagem foi apropriada para as crianças e as informações interessantes”.

Confira o audiolivro “Vitorino a Tartaruga Vitoriosa” no link

O audiolivro “Pintado, o Mascote do Museu” pode ser acessado no link

Você pode encontrar a playlist do Museu de Zoologia no canal da Unesc TV clicando aqui

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc