Em cerca de 60 dias, mais uma etapa do projeto de instalação do Museu de Zoologia Profª Morgana Cirimbelli Gaidzinski, no Parque das Nações, deve ser concluída. O projeto arquitetônico está recebendo os últimos ajustes e agora, a prefeitura de Criciúma, irá elaborar o projeto elétrico. Já o Departamento de Projeto e Infraestrutura da Unesc, será o responsável pelos projetos hidro-sanitário, preventivo e estrutural. A partir dos projetos complementares, será feito o orçamentário e dado o encaminhamento do projeto para os governos Federal e Estadual.
Os arquitetos André Luiz Laitano e Giuliano Elias Colossi, da Secretaria do Sistema de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma apresentaram o projeto na tarde de hoje (22/3) ao reitor Gildo Volpato, ao assessor acadêmico de extensão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Roberto Recart dos Santos, e à gerente do Departamento de Projeto e Infraestrutura da Universidade, Grasiela de Espíndola Goulart Neurenberg.
Segundo Colossi, o projeto, iniciado em outubro de 2012, contou com a consultoria de dois museólogos e passou por pequenas alterações em 2013, que dizem respeito ao sistema de ventilação a ser adotado. O termo de cessão de uso de uma área do Parque das Nações Cincinato Naspolini, em Criciúma, para a Unesc instalar o Museu de Zoologia foi dada no ano passado.
O terreno possui 2.195,35 metros quadrados e o projeto prevê uma área construída de 1.287,60 metros quadrados, com um prédio em forma de pássaro. Conforme a coordenadora do Museu de Zoologia, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, o novo espaço abrigará, além de áreas para os acervos de espécies de Mata Atlântica, marinhas e pré-históricas (materiais osteológicos (ossadas, fósseis) e taxidermizados (empalhados)), aquários com peixes e espécies vivas de rios da região Sul do estado, biblioteca, sala de cinema, espaço multimídia, auditório, escritório e cafeteria. “O objetivo do projeto continua sendo o mesmo de dez anos atrás, quando o Museu foi criado: a educação. O Museu de Zoologia continuará a funcionar com o acervo atual na Unesc, assim como os laboratórios e espaços para o trabalho científico”, explicou.
Para o reitor Gildo Volpato, o projeto irá beneficiar toda a comunidade. “É um ótimo trabalho para a sociedade e fico satisfeito da Universidade poder levar para comunidade mais uma importante iniciativa com apelo cultural e educativo”.
Fonte: Secom