Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias

  • .
    Museu de Zoologia da Unesc é sede do encontro estadual “Museu e Educação” Museu de Zoologia da Unesc é sede do encontro estadual “Museu e Educação” 26-09-2018

    O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc, vai sediar a segunda edição do encontro estadual “Museu e Educação”. A conversa, aberta ao público, ocorre na quinta-feira (27/9), das 13h30 às 16h30, e reunirá estudantes e profissionais para pensar sobre valorização histórico-cultural e o futuro dos Museus.

    Em uma palestra seguida de mesa redonda, os participantes debaterão as temáticas com especialistas em Museologia, como a professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, coordenadora do Museu da Unesc. “Na ocasião estudantes e profissionais são convidados a refletir, discutir e propor perspectivas, políticas, métodos e concepções de trabalho para o setor”, explica a professora.

    Morgana destaca a iniciativa como peça fundamental para o futuro do turismo em Santa Catarina. “O evento faz parte do programa Conversando sobre Museu, um novo ciclo de conversas que está abordando este tópico de fundamental importância para o campo museal e para o turismo em Santa Catarina”, afirma a coordenadora.

    O programa é proposto pelo Sem (Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina), e em Criciúma contará com a presença do arte-educador do Museu de Arte de Santa Catarina, Sérgio da Silva Prosdócimo, e da museóloga do Museu Ferroviário de Tubarão, Silvana Silva de Souza. O Conversando sobre Museu tem como proposta levar às sete regiões museológicas do estado para as temáticas de interesse ao campo museal catarinense.

    Museu de Zoologia da Unesc é referência nacional

    Em quatro núcleos expositivos, o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbeli Gaidzinski já recebeu mais de 400 mil pessoas ao longo de seus 15 anos. Referência em preservação da história, resgate de acontecimentos e valorização da vida, o Museu contém mostras que retratam a beleza dos mares e da fauna regional brasileira.

    O trabalho desenvolvido no espaço, nos eixos de educação, preservação, pesquisa e turismo, levou o local a ser incluído, em 2007, no Roteiro Oficial de Visitação Turística do Município de Criciúma, pela Fundação Cultural Municipal. Pouco tempo depois, a Instituição foi adicionada ao roteiro turístico “Encantos do Sul”, organizado pela Santur (Santa Catarina Turismo).

    Durante seus 16 anos, o espaço também se constituiu como um local de educação. A contribuição, por meio de suas ações educativas e programas pedagógicos, fomentou o aprendizado ambiental na região. “Um número crescente de escolas inclui a participação em nossos programas educativos como uma das atividades do seu calendário anual. Ao todo, 538 escolas de 45 municípios já passaram pelos nossos espaços”, destaca Morgana.

    A atividade desenvolvida pela Instituição no âmbito escolar, possui uma representatividade importante, sendo reconhecida nacionalmente pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) em três edições no Prêmio Darcy Ribeiro de Educação e pela Fundação Catarinense de Cultura com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura.

    Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

    Comentar

    Deixe um comentário