Museu de Zoologia da Unesc atua no resgate de filhote de baleia Franca em Balneário Rincão Museu de Zoologia da Unesc atua no resgate de filhote de baleia Franca em Balneário Rincão 31-08-2018

O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc, atuou em mais um resgate de animal marinho. Na manhã desta quinta-feira (30/8), biólogos do Museu estiveram na Praia do Torneiro, em Balneário Rincão, para resgatar um filhote de baleia Franca. O animal é um macho e mede cerca de 6,50 metros de comprimento. A causa de sua morte ainda não foi detectada, mas se sabe que foi recente. O Museu foi avisado do encalhe do animal por pescadores locais.

Durante a tarde desta quinta-feira, profissionais que integram o Protocolo de Encalhes e Emalhes da APA (Área de Proteção Ambiental) da baleia Franca estarão no local para prosseguirem com as coletas necessárias para estudos sobre o filhote de baleia.

O Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca é um programa desenvolvido pela equipe da Unidade de Conservação para prestar assistência aos mamíferos marinhos encalhados na unidade, estabelecendo diretrizes entre as instituições executoras deste plano para o desenvolvimento de ações coordenadas para diminuir os casos.

A coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, explica que em situações de emergência que envolvam risco de vida para os animais marinhos e pessoas é necessário um grande número de pessoas habilitadas para agir, de forma coordenada. “Por isso, a notificação ágil aos órgãos responsáveis sobre uma situação assim é fundamental para a sobrevivência do animal, assim como para obtenção de informações necessárias para adoção de medidas de manejo e conservação destas espécies marinhas”, explica.

A coordenação do Protocolo de Encalhes na Unidade é formada pela APA da Baleia Franca/ICMBio, Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc, Projeto Baleia Franca, Associação R3 Animal, Udesc/Ceres, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Policia Militar Ambiental.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing.