Poesia, música e muita emoção foram os ingredientes da abertura da 5ª Mostra Arte Animal do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbeli Gaidizinski, na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, que ocorreu na noite de hoje (13/11), na Universidade. Pais e familiares dos alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista, parceiro do Museu no projeto desde a primeira edição, acompanharam os pequenos recitando versos e cantando músicas sobre a importância da natureza e da conscientização ambiental e a exposição das telas confeccionadas pelas crianças, com Animais da Amazônia, tema da mostra.
O Coral da Unesc abriu o evento, que teve a participação do personagem Regalia, um urubu que fala sobre meio ambiente. A Unesc recebeu um quadro, feito pelos participantes do projeto, como agradecimento.
Os trabalhos dos alunos poderão ser vistos até 25 de novembro, na exposição Animais da Mata Atlântica, no Bloco da Biblioteca, na Unesc. O projeto Arte Animal foi reconhecido nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), com o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2011. O Colégio Marista é parceiro do Museu desde a primeira edição do Arte Animal, em 2009.
A professora do Ensino Fundamental do Colégio Marista, Tânia Fabris, explicou que durante três meses, os pequenos viveram intensamente o projeto, que tem como objetivo a conscientização ambiental por meio da pesquisa. A coordenadora do Museu da Unesc, Morgana Cirimbeli Gaidizinski afirmou que o projeto foi desenvolvido em três momentos dentro do Museu e em outros, no Colégio. “As crianças conheceram o Museu e posteriormente participaram da Assembleia dos Bichos, na qual os animais ganharam voz e conversaram com as crianças e por último ocorreu a Oficina de Toque. Nela, os alunos puderam tatear os animais do Museu, sem olhar. E no Marista, eles desenvolveram pesquisas e os trabalhos”, contou Morgana.
A pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Robinalva Ferreira, afirmou que a Universidade está à disposição do Colégio para novas parcerias para o desenvolvimento do ensino e pesquisa. Já a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, ao desenvolver projetos como o Arte Animal, a Unesc cumpre o seu papel de contribuir para o desenvolvimento da região e melhoria da qualidade de vida.
O Museu de Zoologia da Unesc foi criado em setembro de 2002 e durante seus onze anos de atividades e ações educativas, recebeu 88 mil professores e estudantes de 456 instituições de ensino catarinense.
Fonte: Secom