A Unesc, por meio do Muesc (Museu da Universidade do Extremo Sul Catarinense), recebeu pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Darcy Ribeiro. A Universidade foi premiada por meio do projeto “Museus em Movimento: Rizomas”. “Este é o resultado do trabalho sério e competente da equipe que faz do Muesc um espaço educativo em movimento, em prol do conhecimento, da história, da arte, da cultura e da preservação do meio ambiente”, destacou o reitor Gildo Volpato.
O Prêmio Darcy Ribeiro reconhece as melhores ações e práticas educativas nos museus brasileiros. Ao todo foram premiadas 15 práticas e ações de educação museal que valorizam e promovem a preservação do patrimônio cultural. Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo tiveram iniciativas contempladas.
O reconhecimento faz parte do Programa de Fomento aos Museus Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) 2012
Museus em Movimento
O projeto “Museus em Movimento: Rizomas” refletiu o papel dos museus no mundo contemporâneo, estabelecendo pontes entre a memória individual e coletiva. Ele interligou os museus de Arqueologia, Zoologia, Infância, o Herbário, o Cedoc (Centro de Documentação e Memória da Unesc) e o Setor de Arte e Cultura da Universidade. O projeto ficou em exposição em maio, durante a 10ª Semana Nacional dos Museus na Unesc, sendo que ocorreu durante o primeiro semestre de 2012.
Fonte: Secom:imprensa@unesc.net