Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias

  • .
    Magia e encanto marcam aniversário de 20 anos do Museu de Zoologia da Unesc Magia e encanto marcam aniversário de 20 anos do Museu de Zoologia da Unesc 28-09-2022

    Muita magia, encanto, alegria e conhecimento. Assim foi a comemoração de aniversário de 20 anos do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da Unesc, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (28/09), na Unesc. Crianças, professores, parceiros e convidados especiais, como a Supergirl, a Máquina de Combate e a Mulher Gato circularam no Auditório Ruy Hulse, que foi totalmente preparado para esta tarde especial.

    Além do trio de personagens das histórias em quadrinhos, quem também apareceu no local foi o personagem Pintado, o mascote do Museu; o sósia do capitão Jack Sparrow, personagem do filme Piratas do Caribe; e o Dino, uma réplica de filhote de Tiranossauro Rex que também é uma das atrações do museu ao longo destas duas décadas.

    Se na plateia a alegria era grande, no palco onde estavam as autoridades e convidados não era diferente. Pensando em demarcar este relacionamento institucional para além dos muros da academia, o Museu será ampliado e contará com um espaço no Parque das Nações Cincinato Naspolini, no bairro Próspera, como adiantou, orgulhosa, a reitora Luciane Bisognin Ceretta, durante o evento.

    “Temos aqui na nossa Universidade Comunitária um grande patrimônio cultural. Pessoalmente, acredito e defendo que não há sociedade desenvolvida sem equipamentos culturais e educacionais que transformem, de fato, o modo de pensar e de enxergar o mundo. Acredito que o ser humano aprende em todos os momentos e que a sociedade se qualifica e se desenvolve a partir de alguns elementos, em especial, a cultura, a arte, a educação e o cuidado com o meio ambiente”, destacou a reitora.

    Segundo ela, o Museu, que nasceu há 20 anos, só é possível porque tem como ancoradouro uma Universidade Comunitária. Magia e encanto marcam aniversário de 20 anos do Museu de Zoologia da Unesc. Suas exposições, divididas em diferentes espaços do campus, apresentam mais de 1,5 mil espécies que habitam os principais biomas brasileiros, como a floresta amazônica, o cerrado, a caatinga, o pantanal, a mata atlântica, os pampas, além de representantes da fauna marinha. O local recebe todos os meses 1,5 mil visitantes vindos dos mais diversos municípios.

    Quem também falou, emocionada, foi a coordenadora e idealizadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski. “Nosso principal sentimento é de gratidão. É uma grande alegria comemorarmos e acompanharmos o crescimento do museu, bem como ver a sua missão se cumprindo como espaço lúdico e reflexivo, sensibilizando crianças jovens e adultos para a importância do respeito à vida e suas múltiplas formas. Esse é o ideal que me motiva”, salientou.

    Para o coordenador do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Renilton Assis, quando se pensa no museu se faz uma análise no foco educativo, na preservação do meio ambiente e das contribuições com a educação que ele produz.

    Apresentações culturais dos alunos do Colégio Unesc encerraram a tarde festiva acompanhada de um saudoso coro de parabéns. Representantes da Polícia Militar Ambiental também marcaram presença e falaram da importância da parceria, além da contribuição do espaço na educação ambiental e preservação da natureza.

    Moção aplauso entregue


    Ainda durante o evento, os vereadores de Criciúma entregaram Moção de Aplauso em comemoração ao aniversário de 20 anos do Museu. Aprovada por unanimidade, a moção foi entregue pela presidente do Legislativo, Roseli De Lucca Pizzolo, e pelos parlamentares Nícola Martins, Márcio Daros e Juarez de Jesus.

    “O Museu é magnífico e mais um grande projeto da nossa Universidade maravilhosa. A cada ano que passa, o Museu vai se ampliando e nos trazendo tudo que há de mais belo. Conheci o Museu em 2010, quando assumi pela primeira vez a Secretaria Municipal de Educação e comecei a acompanhar a visita dos alunos. Os visitantes têm a oportunidade de abrir a mente em relação à educação e já se entusiasmar com a Universidade”, lembrou a presidente da Casa.

    História


    O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski foi fundado em parceria com o 10º Pelotão da Guarnição Especial de Polícia Militar Ambiental com o objetivo de ser um centro de referência na pesquisa científica, na educação ambiental e no turismo cultural para o Sul do estado de Santa Catarina. O acervo se constituiu a partir do ano de 1993, no curso de Ciências, por meio da disciplina de Zoologia, que Morgana Cirimbelli Gaidzinski ministrava. A ideia de formar um acervo com animais taxidermizados surgiu durante algumas viagens da professora ao litoral de Laguna.

    Em busca de peixes e crustáceos para a realização de suas aulas práticas, observou alguns exemplares de lagostas e camarões conservados a seco e que estavam expostos em um estabelecimento comercial em Laguna. “Embora o processo de preservação e a apresentação dos exemplares fossem bastante incipientes, a pequena exposição foi de fundamental importância para o início da formação”, relembra.

    As poucas espécies que compunham o acervo inicial do projeto ganharam representatividade quando eram apresentadas em eventos promovidos pela Universidade. Mas foi em 2002 que foi apresentada a primeira Exposição de Longa Duração ao público.

    No ano de 2005, mediante os constantes encalhes de animais marinhos no litoral Sul catarinense e a fragilidade dos ambientes em que eles se encontravam, o Museu de Zoologia organizou, na área central do Bloco Administrativo da Universidade, a Exposição de Longa Duração “Ecossistema Marinho”, com o objetivo de conscientizar cidadãos e governo sobre a importância prioritária do conhecimento e da conservação do meio marinho.

    O trabalho já foi reconhecido nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em três edições do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, pela Fundação Catarinense de Cultura com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura e o Prêmio Gigantes da Ecologia, pelo Instituto Gigantes da Ecologia.

    AGECOM - Agência de Comunicação UNESC
    Publicado por: Daniela Savi

    Comentar

    Deixe um comentário