Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias

  • .
    Livros do Museu de Zoologia da Unesc são disponibilizados aos 20 mil estudantes da rede municipal de ensino de Criciúma Livros do Museu de Zoologia da Unesc são disponibilizados aos 20 mil estudantes da rede municipal de ensino de Criciúma 25-04-2020

    “A atuação do Museu nos encanta. Diariamente seus corredores transformam-se em caminhos de conhecimento e de importante uma reflexão. Quando a comunidade não pode acessá-lo, ele vai além, se reinventa e ultrapassa os muros da Universidade, desenhando seu papel fundamental na vida das pessoas. Em um momento como este, de isolamento social, mais uma vez o Museu assume o protagonismo, que será percebido no futuro”, enaltece a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego. 

    Os livros, de autoria da professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, coordenadora do espaço, trazem consigo situações de aprendizagem sobre o bioma da mata atlântica e do ambiente marinho, conscientizando para impactos da ação humana e ensinando sobre preservação por meio da leitura on-line. “A literatura infantil constitui-se em uma importante ferramenta para a educação ambiental, enquanto instrumento para a reflexão e conscientização sobre os próximos anos do nosso planeta, assuntos tão urgentes nos dias atuais”, ressalta morgana.

    Para a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Angela Colombo Boaroli, as criações podem contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes. “Nós colocamos o livros, em formato e-book, por entender que é muito importante que nossos alunos conheçam o trabalho e também aprendam de forma lúdica com as criações. Como nesse momento eles não podem visitar o Museu, de forma presencial, gostaríamos que pudessem acessar virtualmente”, explica Angela.

    Conheça as obras

    Pintado: o Mascote do Museu narra a vida de Pintado – um gato-maracajá, animal símbolo do Museu da Unesc – em seu habitat natural, a Mata Atlântica. A história se desenvolve até sua chegada ao Museu de Zoologia, local onde passa a viver desempenhando um importante papel na educação ambiental, estabelecendo uma relação de interação com os visitantes na construção do conhecimento, levando de forma lúdica e divertida a mensagem do Museu de preservação e respeito à vida.

    Vitorino: a Tartaruga Vitoriosa apresenta ao leitor as belezas do fundo do mar e também a fragilidade com que o ambiente marinho se encontra, devido aos diferentes impactos ambientais responsáveis pela perda da biodiversidade nos oceanos, como as redes de pesca, o derramamento de óleo e de esgoto doméstico, além do lixo jogado no mar.  “A história de Vitorino apresenta também o ciclo de vida das tartarugas marinhas e curiosidades sobre a algumas espécies da fauna marinha como: a foca Vick, o lobo-marinho Teco, o polvo Octus e a baleia Frida”, conta Morgana. “As publicações tiveram um importante apoio da Polícia Militar Ambiental, que desenvolve em parceria com o Museu de Zoologia o projeto Leitura na Educação Ambiental. A ação tem como objetivo contribuir com a construção de uma consciência reflexiva e transformadora nos nossos jovens por meio da leitura” completa.

    Estas e mais obras do Museu de Zoologia da Unesc podem ser conhecidas em http://museudezoologia.unesc.net/

    Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação

    Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

    Comentar

    Deixe um comentário