Leitura auxilia menino autista na interação social e a desenvolver novas habilidades Leitura auxilia menino autista na interação social e a desenvolver novas habilidades 10-05-2018

Embaixo de uma mesa, Lucas*, um menino autista de oito anos, descobriu um novo mundo. Ali também nasceu uma paixão, ajudou no seu desenvolvimento educacional e pessoal. Lourdes Castro, iniciou como educadora no Bairro da Juventude com a missão de cuidar do menino, e logo no seu primeiro dia um aviso a deixou curiosa. “Me alertaram que ele fugia muito para Biblioteca, quase não ficava em sala de aula. Um dia o segui e descobri o motivo: era o livro de 10 anos do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da Unesc ”, conta a professora.

Quando chegou na Biblioteca, a professora percebeu algo escondido nas costas de Lucas. Após questionar o que tinha ali, uma surpresa. “Ele pegou a obra e disse ‘pro, esse é meu livro preferido’. Então abriu e começou a me falar sobre aquele mundo dos dinossauros, me ensinando muito sobre o assunto”, lembra Lourdes.

Fugas e sorrisos

As fugas, ainda recorrentes, passaram a ser controladas. Juntos, aluno e professora caminhavam até a Biblioteca e lá mergulhavam em um novo universo. A notícia do amor de Lucas* pela obra se espalhou e chegou ao Museu da Universidade, que logo enviou um exemplar ao menino. “Eu não entendi muito bem o pedido naquela época, mas mandamos o livro assim mesmo. Hoje, ficamos muito felizes em fazer parte deste pedacinho da vida do Lucas*”, conta a coordenadora do Museu de Zoologia, Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

A partir da chegada do livro, a vida do menino mudou. Lourdes notou melhoras no humor, nos estudos e até na alimentação. “Na hora da comida, por exemplo, sempre foi difícil de ele se alimentar, então entravamos naquele universo e nos transforávamos em dinossauros. Em uma das vezes nos transformamos no T-Rex, para ele comer brócolis, então ele me olhou e disse, ‘mas pro, ele é carnívoro e não herbívoro’”, lembra Lourdes.

Além de novos hábitos, o exemplar também proporcionou novas amizades ao menino. “O livro nos acompanha em todo lugar, abrindo as portas aos seus colegas. Íamos para o recreio e as outras crianças vinham para ver o livro, ali já conversavam e criavam laços, em uma interação que antes não existia”, destaca a professora.

A obra

O livro “10 anos: Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski” eternizou em suas páginas a trajetória de uma década de ações em prol do meio ambiente e do respeito à vida. Fundado no ano de 2002, em parceria com o 2º Pelotão da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, o Museu busca promover programas educativos e sensibilizar o público visitante para as questões ambientais. Ao longo de 15 anos, as exposições e programas educativos receberam um público superior a 120 mil alunos e professores de 575 instituições de ensino, provenientes de 45 municípios.

O Museu possui núcleos expositivos com visitação gratuita. O agendamento de visitas orientadas pode ser feito pelo telefone (48) 3431-2573.

Universidade Comunitária

Prestes a completar 50 anos de vida, a Unesc desenvolveu papeis como na história de Lucas* durante sua trajetória. Como Universidade Comunitária da região ela realiza projetos de extensão que auxiliam a comunidade local nas áreas do direito, da saúde e da educação.

A Unesc possui 13.000 alunos e 1.500 professores e funcionários, distribuídos em seus cursos considerados de excelência pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – nas diversas áreas do conhecimento. Além deles, a Instituição recebe diariamente mais de 1.000 pessoas que que transitam entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade.

Além de cursos de graduação, a Universidade oferece 48 cursos de especialização, sete mestrados, dois doutorados implantados e três em processo de implantação, além de um mestrado em rede que está em construção juntamente com as Universidades do Sistema Acafe.

*Lucas é um nome fictício

Por: Leonardo Ferreira Barbosa