Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias

  • .
    Gestora da APA da Baleia Franca visita Museu de Zoologia da Unesc Gestora da APA da Baleia Franca visita Museu de Zoologia da Unesc 19-05-2021

    O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc, recebeu a visita de representantes da APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleia Franca. Na Unesc, a chefe da APA, Renata Vargas, e o analista ambiental, Paulo Faria, membros da nova gestão da APA conheceram o acervo e participaram do programa “Papo Animal do Museu”, transmitido pelo canal da Unesc TV no Youtube. A atração vai ao ar quinzenalmente, às quintas-feiras. O episódio gravado nesta terça-feira terá transmissão nesta semana, na quinta-feira (20/5).

    Os visitantes foram recepcionados pela coordenadora do Museu de Zoologia, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, e puderam conhecer os núcleos expositivos e um pouco mais do trabalho de pesquisa e de extensão, desenvolvido pelo espaço junto à comunidade e às escolas da região, inclusive durante a pandemia de Covid-19.

    Segundo Morgana, o programa “Papo Animal do Museu”, tem como objetivo popularizar e difundir o conhecimento sobre a fauna e meio ambiente com a participação de profissionais e especialistas renomados na área. “A APA da Baleia Franca é uma unidade de conservação federal de extrema importância e é hoje a unidade mais visitada do país. Foi criada em setembro de 2000 e abrange 156 mil hectares e 130 quilômetros de costa marítima, desde o sul da ilha de Florianópolis até o Balneário Rincão. A APA é uma grande parceira do Museu de Zoologia e não mais justo que colaborarmos para que mais pessoas a conheçam e ajudem a preservá-la”, afirma Morgana.

    As finalidades da APA da Baleia Franca são proteger, em águas brasileiras, a baleia franca austral (Eubalaena australis), ordenar e garantir o uso racional dos recursos naturais da região, ordenar a ocupação e utilização do solo e das águas, ordenar o uso turístico e recreativo, as atividades de pesquisa e o tráfego local de embarcações e aeronaves.

    Os representantes da nova gestão da APA estiveram, no Museu pela primeira vez e se surpreenderam com o trabalho. “Estou encantada! Esta agregação do Museu dentro da Universidade é muito interessante. Tudo está convergindo: a questão da educação com o espaço do Museu e o trazer as crianças para participarem do ambiente universitário”, afirma Renata.

    Segundo Faria, os desafios da APA da Baleia Franca e do Museu de Zoologia são semelhantes em diversos pontos, como, por exemplo, conectar pessoas e sensibilizá-las para a importância da preservação ambiental. “O trabalho que o Museu faz é muito importante para este processo. Espero que possamos estreitar ainda mais os laços do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que dentre as diversas atividades, protege as unidades de conservação, como a APA da Baleia Franca) com o Museu de Zoologia da Unesc”.

    Publicado por: Milena Nandi

    AGCOM - Agência de comunicação UNESC

    Comentar

    Deixe um comentário