O projeto de instalação do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da Unesc, no Parque das Nações Cincinato Naspolini, receberá R$ 500 mil do Governo do Estado de Santa Catarina. A verba foi anunciada pelo governador Raimundo Colombo na tarde de hoje (29/4), durante reunião com o reitor Gildo Volpato, a coordenadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski e a presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Tati Teixeira, em Florianópolis. As obras do novo Museu iniciarão ainda este ano.
O projeto, iniciado em outubro de 2012, contou com a consultoria de dois museólogos e passou por pequenas alterações em 2013, que dizem respeito ao sistema de ventilação a ser adotado. O termo de cessão de uso de uma área do Parque das Nações, para a Unesc instalar o Museu de Zoologia foi dado pela prefeitura de Criciúma em 2013.
O projeto está orçado em R$ 3 milhões e está em fase de captação de recursos. “O governador ficou impressionado com o projeto e com as atividades desenvolvidas pelo Museu, e se comprometeu a colaborar com este projeto que não é para a Unesc, mas para toda a região. Além de trabalhar a educação ambiental de crianças, jovens e adultos, o Museu colabora com o turismo. Estando no Parque das Nações, mais pessoas poderão usufruir deste espaço de conhecimento”, afirma o reitor da Unesc.
Projeto
O terreno possui 2.195,35 metros quadrados e o projeto prevê uma área construída de 1.287,60 metros quadrados, com um prédio em forma de pássaro. Conforme a coordenadora do Museu de Zoologia, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, o novo espaço abrigará, além de áreas para os acervos de espécies de Mata Atlântica, marinhas e pré-históricas (materiais osteológicos (ossadas, fósseis) e taxidermizados (empalhados)), aquários com peixes e espécies vivas de rios da região Sul do estado, biblioteca, sala de cinema, espaço multimídia, auditório, escritório e cafeteria. “O objetivo do projeto continua sendo o mesmo de 12 anos atrás, quando o Museu foi criado: a educação”, comenta.
Fonte: Secom