Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias

  • .
    Criatividade e conhecimento na Mostra Arte Animal do Museu de Zoologia da Unesc Criatividade e conhecimento na Mostra Arte Animal do Museu de Zoologia da Unesc 11-11-2015

    Exposição foi aberta com música e poesia 

    “Investigando o Mundo dos Insetos” é o tema da 7ª Mostra Arte Animal, aberta na noite desta terça-feira (10/11) pelo Museu de Zoologia da Unesc. A ação é uma parceria entre o Museu e o Colégio Marista, e a abertura da exposição reuniu pais, professores e alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental em uma noite de música, poesia e conscientização ambiental, com a participação da personagem Mel, uma abelha que falou sobre a história dos insetos.

    Durante três meses, os pequenos participaram de atividades no Museu de Zoologia e no Laboratório de Ensino de Ciências da Unesc quanto no Colégio Marista, informações sobre a vida dos insetos e a importância deles para o meio ambiente. Ao final, os alunos pintaram telas com desenhos de insetos como formiga e borboleta. A Mostra fica até o fim de novembro na Unesc.

    A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, lembrou colaborar para a formação de cidadãos mais conscientes ambientalmente é um compromisso da Universidade e que a parceria com o Colégio Marista colabora com a disseminação da educação ambiental entre as crianças. “O Museu de Zoologia trabalha com ensino, pesquisa e extensão e é referência no que faz”, comentou.

    A coordenadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidizinsk, enfatizou que a preservação passa pelo conhecimento das espécies e que com insetos como as formigas, por exemplo, as crianças aprenderam questões como organização, disposição para trabalhar e trabalho em equipe. “Para nós é muito gratificante ajudar na formação de jovens mais conscientes com o ambiente em que vivemos”.

    Já o diretor geral do Colégio Marista, Valentim Fernandes, contou que as crianças, passaram a enxergar os museus como algo diferente do que eles têm na escola. “Eles tiveram arte e ciência trabalhando valores e ensinando”.

    Entre os pais presentes no evento, estava o promotor estadual do Meio Ambiente, Luiz Fernando Góes Ulyssea. Segundo ele, ações como as do Museu de Zoologia são interessantes para o desenvolvimento da consciência do cuidado com o meio ambiente desde cedo. “As crianças aprendem e reproduzem em casa com os pais, criando um círculo positivo”, comentou.

    Fonte: Setor de Comunicação Integrada
    Texto e fotos: Milena Nandi

     

     

    Comentar

    Deixe um comentário