“Museus (memória+criatividade) = mudança social” é o tema da 11ª Semana de Museus que ocorre em todo o Brasil de 13 a 19 de maio. A Unesc participará com atividades realizadas pelo Museu da Infância, pelo Museu de Zoologia e pelo Setor de Arte e Cultura. O evento resulta de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Ministério da Cultura para homenagear o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio.
Museu da Infância terá atividades durante todo o mês
O Museu da Infância já iniciou suas atividades comemorativas, que ocorrerão durante todo o mês. Uma das atividades, “Memórias de Infâncias”, realizada para os estudantes dos cursos de Licenciatura da Unesc ocorre até amanhã (10/5). Através da ação educativa, os acadêmicos visitarão os núcleos do Museu e serão convidados a registrar suas memórias de criança, que posteriormente serão expostas na mostra “Infâncias (Re)veladas”, que ocorrerá de 13 a 31 de maio, no térreo do Bloco XXI-C. O objetivo da atividade é promover uma reflexão sobre as diferentes infâncias e apresentar o Museu da Infância como espaço de interação, diálogos, valorização das memórias, de construção e de afirmação de identidade.
Além disso, na tarde de ontem (8/5), as crianças do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Tereza Cristina e idosos do Asilo Vó Marina visitaram uma das exposições do Museu. “As bonecas da Vó Maria: Memórias de uma infância que se perpetua” é uma mostra de brinquedos e de memórias que revelam uma relação de amor que já dura mais de 80 anos.
Os agendamentos para visitas da mostra “Infâncias (Re)veladas”, que ocorrerá até 31 de maio, podem ser realizados pelo e-mail infância@unesc.net
“Se os animais falassem”
E o Museu de Zoologia “Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski” não ficará de fora das atividades da 11ª Semana de Museus. Durante toda a semana ocorrerá a 1ª Assembleia dos Bichos. Os alunos de escolas da região vão ser caracterizados com alegorias do Museu representando animais como os macacos, onças e tucanos.
Além disso, os personagens Gato-do-Mato Pitado e o Urubu Regalia, falarão para as crianças sobre o crescente número de animais depositados no Museu todos os anos. Desta forma os alunos debaterão em grupos montando possíveis soluções para o problema da destruição da fauna, deixando mensagens ou pedidos de ajuda que serão colocados junto aos animais do Museu. Com as mensagens ocorrerá uma nova exposição intitulada “Se os Animais Falassem”.
Obras locais são lembradas pelo Setor de Arte e Cultura
Dentro da programação Semana dos Museus, o Setor de Arte e Cultura realizará a exposição “Memórias de um acervo: revendo obras da cultura local”. A mostra, que ocorrerá de 14 de maio a 14 de junho, trará obras de artistas da região, que foram doadas à Universidade. Segundo a coordenadora do Setor, Amalhene Baesso Reddig, expor um recorte do Acervo Artístico Cultural da Unesc é pensar na relação social entre homem e objeto, no acesso a cultura e na democratização desse acervo tornando-o conhecido e usufruído.
No dia 15 de maio grupos da terceira idade da Afasc irão visitar a exposição do Setor de Arte e Cultura. Já no dia 16, haverá um Sarau com contação de histórias, música, poesia, performance e dança, das 17 às 19 horas. No dia 17 de maio haverá uma performance com o bolsista do setor, William Machado.
Fonte: Secom