Alunos do Ensino Fundamental conhecem a Unesc e participam de Jornada de Empreendedorismo Alunos do Ensino Fundamental conhecem a Unesc e participam de Jornada de Empreendedorismo 12-05-2023

Iniciativa da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia ainda apresentou a estrutura da Universidade aos estudantes de várias cidades da região. (Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc)

Alunos do Ensino Fundamental de diversas cidades da região não precisarão aguardar até o momento de ingressar em curso de graduação para conhecer a estrutura de uma Universidade como a Unesc.

Nesta quarta e quinta-feira (10 e 11/05), estudantes dos oitavos e nonos anos de escolas de 11 cidades das associações dos Municípios da região Carbonífera (Amrec) e dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), percorreram diversos espaços da maior Instituição Comunitária da região.

O projeto “Inova Junior Unesc – Ensino Fundamental”, lançado pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt), visa proporcionar mais que um “tour” pelo campus da Unesc. Ele engloba ainda uma jornada de imersão online com uma competição de Inovação e Empreendedorismo que será finalizada em julho.

“É com grande satisfação que recebemos os alunos do Ensino Fundamental em nosso campus da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Essa visita é uma oportunidade única para que eles possam conhecer de perto o ambiente acadêmico e despertar o interesse pela educação e pela Inovação, que acreditamos ser um dos pilares para o desenvolvimento da sociedade. É gratificante ver como os alunos do Ensino Fundamental se envolvem e se empolgam com as atividades que foram propostas por esse projeto”, enfatiza a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Parceria
    A Instituição lançou o Edital 147/2023 Inova Júnior Unesc, uma Jornada de imersão Online dentro da bandeira Inovação e Empreendedorismo, da Universidade. A iniciativa conta com a parceria do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

Confira a galeria de fotos neste link.

Ao todo, cerca de 600 alunos passaram pela Unesc nos dois dias. “A Universidade tem a função da educação empreendedora desde a Educação Básica. O nosso compromisso é instigar nos adolescentes o pensamento crítico e analítico, para que eles desenvolvam soluções para desafios reais, contribuindo com a melhoria do ambiente de vida. Acreditamos que plantar as sementes da inovação nesta fase da vida irá gerar mentes preparadas para transformar e desenvolver o próprio meio”, ressalta a  pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes.

Aluna do nono ano da Escola Udo Deeke, de Treviso, Paula Maria Rovaris, já tem claro em mente o que pretende fazer no futuro: cursar Direito ou Medicina e a visita lhe ajudou a sanar todas as dúvidas.

“Eu já fiz as perguntas sobre os cursos. Estou apaixonada pela Universidade, que é muito grande e bonita. Se eu pudesse ficaria na Unesc a vida toda”, enfatiza.

Portas abertas
    A gerente de Inovação e Empreendedorismo da Universidade, Elenice Padoin Juliani Engel, salienta que, como Universidade Comunitária, a Unesc não poderia deixar de abrir as portas para receber os estudantes.

“Queremos despertar o pensamento em inovação e empreendedorismo, porque chegará um momento da vida que eles precisarão tomar decisões importantes, mas nós queremos ajudá-los desde agora. A nossa intenção é que conheçam a Universidade, que se apropriem e sintam-se felizes dentro dela”, relata.

“A Unesc, que completa 55 anos em 2023, é a Universidade de todos. Uma Instituição Comunitária com espaços que esperam por todos estes alunos. Cada um tem o seu sonho e o seu projeto de vida, mas com certeza muitos já estão pensando no futuro, sobre qual a profissão que irão escolher. Para isso, a Unesc tem um grande portfólio de cursos à disposição”, acrescenta.

Da Amrec, participaram alunos das cidades de Içara, Morro da Fumaça, Treviso; já da Amesc, estiveram presentes Balneário Arroio do Silva, Santa Rosa do Sul, Araranguá, São João do Sul, Passo de Torres, Maracajá, Morro Grande, Meleiro.

Após serem recepcionados no Auditório Ruy Hülse, os visitantes conheceram o Complexo Esportivo; a Biblioteca; a Praça do Estudante, o Museu de Zoologia, entre outros espaços.

De Passo de Torres, o professor de Ciências das escolas de Vila Nova e Manoel Rodrigues, Dairce Londero, também levou os alunos para conhecer a Instituição. “É um momento único para eles. Esta iniciativa da Unesc é importante para o desenvolvimento acadêmico dos alunos, já que apresenta a sua grande estrutura e possibilita que eles saiam do espaço onde vivem para conhecer este universo de conteúdos, ensinamentos e ciência”, exalta.

Mais conhecimentos
    Nos dias em que visitaram a Unesc, os alunos ainda assistiram a palestra “O Futuro do Trabalho”, proferida por Guta Biava, voluntária da Junior Achievement, parceira da Unesc.

O tema visa despertar as percepções iniciais do que será demandado deles desde jovens para o que precisam desenvolver de habilidades nos próximos anos.

“É um projeto que acontece em três etapas. Ao fim da palestra, os convidamos para formar grupos para participar da Jornada de inovação online com aulas que os instigaram a desenvolver ideias para solucionar problemas da nossa sociedade. Antes, mostramos tudo que a Universidade tem para oferecer em termos de inovação, empreendedorismo e também de estrutura, além do Ensino, da Pesquisa e da Extensão”, explica o Agente de Inovação da Unesc, Christian Engelmann.

Ao final da jornada, serão escolhidas 20 equipes finalistas que retornarão para a Unesc no dia 15 de julho para apresentar as suas ideias, sendo que as três melhores serão premiadas. A primeira colocada ficará com o título de Cidade Mais Empreendedora do Sul de Santa Catarina.

AGECOM - Agência de Comunicação UNESC
    Publicado por: Marciano Bortolin