Vinte e oito alunos do 6º ano da Escola Municipal José Contim Portella, em Criciúma, visitaram a Unesc na manhã desta sexta-feira (26/08) e, além de conhecer o Horto Florestal e o Museu de Zoologia, aprenderam lições sobre sustentabilidade e meio ambiente. A ação faz parte do projeto de extensão “Intervenções Educativas na Escola José Contim Portella para Redução do Desperdício de Alimentos e Promoção da Sustentabilidade”, vinculado aos cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental e Sanitária.

O projeto visa promover a sensibilização dos alunos para o ambiente em que vivem, focando na redução do desperdício através do uso integral dos alimentos, estímulo ao consumo de frutas e legumes, exibição de vídeos de sensibilização, apresentação dos métodos corretos de descarte de materiais, e colaboração com o paisagismo por meio de técnicas de plantio.

A visita teve início por volta das 8h, no Horto Florestal, onde os alunos tiveram a oportunidade de aprender como é feito o cultivo de plantas e técnicas de elaboração de compostagem, além de informações voltadas para a sustentabilidade e questões ambientais. Após, as crianças conheceram o Museu de Zoologia da Universidade, onde aprenderam sobre a diversidade da fauna e flora brasileiras e como contribuir para sua preservação e conservação com a bióloga Silvia Damiani Simões.

De acordo com a coordenadora do projeto de extensão, Miquele Lazarin Padula, o foco do trabalho é a preservação dos recursos naturais e a visita ajudou na conscientização das crianças. “Estamos desde o início do semestre desenvolvendo trabalhos com esses alunos e queríamos fazer um fechamento desses encontros unindo a teoria com a prática, visitando o Horto Florestal e o Museu de Zoologia”, explicou.

O projeto de extensão conta também com a colaboração das professoras Marta Valéria Guimarães de Souza Hoffman e Paula Tramontim Pavei, além das bolsistas Cristiane Fernandes Hoffman e Ketryn Giusti Manenti.

Uma cartilha informativa foi elaborada pelo projeto contendo receitas que utilizam integralmente todas as partes dos alimentos, além de orientações a fim de evitar o desperdício de frutas e legumes. Hoje, aproximadamente um terço dos alimentos produzidos no mundo acabam indo parar no lixo, e um dos fatores responsáveis por esta estimativa é a baixa incidência da prática do aproveitamento integral dos alimentos. A cartilha pode ser baixada gratuitamente neste link.

AGECOM - Agência de Comunicação UNESC
    Publicado por: Isabela Thomé