Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Animais

  • Baleia-de-Bryde (Balaenoptera edeni)
    .
    Baleia-de-Bryde

    Balaenoptera edeni (Anderson, 1878)
    Ordem: Cetacea
    Família: Balaenopteridae

    Descrição: Atinge em média, 15 m de comprimento, sendo que as fêmeas são levemente maiores que os machos. Com exceção da região ventral que é esbranquiçada, sua coloração corporal é predominantemente cinza-prateada. Na região dorsal, mais especificamente na cabeça, existem três quilhas formando dois sulcos longitudinais, característica exclusiva da espécie. Seu nome popular é em homenagem ao responsável pelo desenvolvimento da primeira estação de caça a baleias na África do Sul, Johan Bryde.
    Distribuição geográfica: Todos os oceanos ao longo do globo terrestre, em águas costeiras e oceânicas. No Brasil, são mais frequentes nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
    Habitat: Embora habite todos os oceanos, possuí preferência a águas tropicais e temperadas.
    Hábitos alimentares: Alimentação baseada em peixes e pequenos crustáceos, tendo como principal alimento o Krill.
    Reprodução: Não possuí estação reprodutiva determinada podendo se reproduzir ao longo do ano, entretanto, as fêmeas apresentam preferência reprodutiva no outono. Gestam apenas um filhote em um período de até 11 meses, o filhote nasce com cerca de 3,5 m de comprimento e pesa até 600 kg, após o nascimento a fêmea o amamenta por cerca de 12 meses. Os jovens se tornam aptos para reprodução com cerca de nove anos.
    Período de vida: Cerca de 74 anos.
     

  • Baleia-franca (Eubalaena australis)
    .
    Baleia-franca
    Baleia-franca

    Eubalaena australis (Desmoulins, 1822)
    Ordem: Cetartiodactyla
    Subordem: Mysticeti
    Família: Balaenidae

    Descrição: Podem atingir mais de 17 metros de comprimento nas fêmeas e pouco menos nos machos, as fêmeas adultas, podem chegar a pesar mais de 60 toneladas, enquanto que para os machos pesos acima de 45 toneladas não são incomuns.
    Distribuição geográfica: No Brasil ocorre do litoral do Rio Grande do Sul ao Sul da Bahia. É mais frequente no litoral sul, principalmente na região costeira do estado de Santa Catarina.  No verão está mais perto da Antártida para alimentar-se, no inverno e primavera, presente em águas tropicais e temperadas para se reproduzir.
    Habitat: Costeiro; penetra frequentemente em baías e enseadas.
    Hábitos alimentares: Alimenta-se, por filtração, de krill e pequenos copépodos. Para se alimentar, as baleias-francas nadam lentamente com a boca aberta, filtrando o alimento na superfície, principalmente pequenos copépodos e o krill, que é um crustáceo semelhante ao camarão. Na boca, nada de dentes, mas 250 pares de cerdas de barbatanas, que ajudam a "filtrar" o alimento.
    Reprodução: As fêmeas, tem em média um filhote a cada 3 anos, com um período de gestação de 12 a 13 meses, o filhote permanece junto da mãe por 2 ou 3 anos. 
    Período de vida: Em média de 73 a 80 anos.

  • Baleia-piloto-de-aleta-longa (Globicephala melas)
    .
    Baleia-piloto-de-aleta-longa

    Globicephala melas (Traill, 1809)
    Ordem: Cetacea
    Família: Delphinidae

    Descrição: Embora conhecida como baleia-piloto, esta espécie na verdade é um golfinho. Possuí médio porte e pode medir entre 3 e 7 m de comprimento e pesar até 4 toneladas. Os machos costumam ser maiores que as fêmeas. Sua coloração corporal é predominantemente preta com uma mancha branca na região ventral. As nadadeiras peitorais são muito longas. Seu nome popular ‘piloto’ é oriundo do formato de globo de sua cabeça, a qual é semelhante a um capacete.
    Distribuição geográfica: Distribuída ao longo de todos os oceanos, com exceção do Pacífico Norte. No Brasil pode ser avistada próxima ao arquipélago Fernando de Noronha - PE.
    Habitat: Águas temperadas e subpolares frias, costuma habitar grandes profundidades.
    Hábitos alimentares: Se alimentam principalmente de lulas, entretanto complementam sua alimentação com polvos e peixes.
    Reprodução: O macho só se torna apto para reprodução após 12 anos de vida, a fêmea por sua vez, com 7 anos. A gestação dura até 15 meses e após o nascimento a fêmea amamenta o filhote por cerca de 22 meses.
    Período de vida: Cerca de 50 anos de vida.

  • Bugio-preto (Alouatta caraya)
    .
    Bugio-preto

    Alouatta caraya (Humboldt,1812)
    Ordem: Primates
    Família: Atelidae

    Descrição: As fêmeas pesam em media 4.400 kg e os machos 6.700 kg quando adultos e medem 500 mm as fêmeas e os machos 615mm em média quando adulto. Machos são pretos e fêmeas são amareladas. Os filhotes nascem da cor da mãe e, ao atingirem a maturidade sexual podem mudar sua coloração (no caso dos machos). Cauda preênsil, longa, peluda, com a parte inferior do terço distal sem pelos, utilizada como uma mão a mais. Ventre e peito com pouca pelagem. Emitem vocalizações que podem alcançar longas distâncias como marcação de território e organização do bando.
    Distribuição geográfica: É uma espécie com ampla distribuição no Brasil, ocorrendo nos estados de MT, MS, GO (incluindo o DF), TO, RO, PA, MA, PI, BA, MG, SP, PR, SC e RS. Sua distribuição também compreende o nordeste e norte da Argentina, o norte, sul e leste do Chaco Paraguaio e o leste e norte da Bolívia.Possível ocorrência no norte do Uruguai.
    Habitat: Ocorre em florestas tropicais secas e inundadas, habitando a floresta estacional semidecidual e decidual (PI, oeste da BA, MG, PR e RS), em florestas contínuas, matas de galeria e remanescentes florestais nos biomas Pampa, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Caatinga. A espécie ocorre ainda em cerradão no bioma Cerrado, em matas de galeria nas áreas de transição Cerrado-Amazônia e em floresta de igapó no bioma Amazônia, particularmente no estado de Rondônia. Não é restrito a habitats primários e apresenta tolerância a modificações/perturbações no ambiente, conseguindo sobreviver em ambientes fragmentados e alterados.
    Hábitos Alimentares:  Folhas, sementes, frutos e flores.
    Reprodução: Poligâmico, geralmente um macho e várias fêmeas. Fêmeas atingem a maturidade sexual de 4 a 5 anos e machos de 5 anos, 1 filhote por ninhada, tempo de gestação de 5 a 6,5 meses.

    Tempo de vida: Na natureza de 15 a 20 anos. E em cativeiro mais de 26 anos.

  • Bugio-ruivo (Alouatta guariba clamitans)
    .
    Bugio-ruivo

    Alouatta guariba clamitans (Cabrera, 1940)
    Ordem: Primates
    Família: Atelidae

    Descrição: Estão entre os maiores primatas neotropicais, com comprimento da cabeça-corpo entre 450 – 585 mm e o comprimento da cauda entre 485 – 670 mm. Seu peso varia entre 4 a 7 kg.
    São animais maciços, com vasta barba sob a face nua de pele negra. Cauda preênsil, longa, peluda, com a parte inferior do terço distal sem pelos, utilizada como uma mão a mais. Ventre e peito com pouca pelagem.
    É um dos poucos gêneros que possui dimorfismo sexual (diferenças entre machos e fêmeas). Os machos têm pelagem ruiva-avermelhada brilhante, com reflexos dourados, e as fêmeas, castanho-escura, quase negra. Emitem vocalizações que podem alcançar longas distâncias como marcação de território e organização do bando.
    Distribuição geográfica: O táxon não é endêmico ao Brasil, ocorrendo também na Argentina. Ocorre no leste do Brasil, ao longo do Bioma Mata Atlântica nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
    Habitat: Mata Atlântica, floresta ombrófila densa e mista. São bem adaptados a ambientes antropizados, sendo o crescimento urbano uma ameaça à espécie em decorrência de atropelamentos, eletrocussões e ataques de cães.
    Hábitos Alimentares: Principalmente frutos e folhas, incluindo também flores, caules, cascas e líquens.
    Reprodução: São poligâmicos, as fêmeas atingem a maturidade sexual entre 3 e 4 anos e os machos com 5 anos aproximadamente. Geralmente os bandos são compostos por um macho adulto e várias fêmeas adultas. Encontrados também em grupos com um casal de adultos, um a três machos e uma fêmea e vários machos e várias fêmeas. As fêmeas têm 1 filhote por ninhada com tempo de gestação de 185 a 195 dias, nascendo apenas um filhote com 120 gramas (em média). A fêmea sempre carrega o filhote, que desmama quase dois anos depois.
    Período de vida:15 a 20 anos.

  • Cachalote-pigmeu (Kogia breviceps)
    .
    Cachalote-pigmeu

    Kogia breviceps (de Blainville, 1838)
    Ordem: Cetacea
    Família: Kogiidae

    Descrição: Pode atingir até 3,5 m de comprimento e pesar cerca de 410 kg. Possuí dentes bastante pontiagudos. Sua coloração corporal é predominantemente cinza-azulada na região dorsal, possuindo tons mais claros na região ventral.
    Distribuição geográfica: Encontrado em todos os oceanos, temperados, tropicais e subtropicais.
    Habitat: Costuma habitar águas profundas e dificilmente é avistado próximo a alguma praia. É um animal solitário, porém pode estar associado a pequenos grupos.
    Hábitos alimentares: Invertebrados, peixes e cefalópodes.
    Reprodução: As fêmeas costumam gestar apenas um filhote por gravidez, o qual nasce com cerca de 1.2 m de comprimento e pode pesar até 50 kg.

     

  • Cachorro-do-mato (Cerdocyon thous)
    .
    Cachorro-do-mato
    Cachorro-do-mato

    Cerdocyon thous (Linnaeus, 1766)
    Ordem: Carnivora
    Família: Canidae

    Descrição: Comprimento total de 92 cm a 1,20 m e 5 a 8 kg de peso.
    Distribuição geográfica: Brasil, exceto planície amazônica. Guiana, Suriname, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina, e Uruguai.
    Habitat: Regiões florestadas, mas pode frequentar áreas campestres.
    Hábitos alimentares: Frutos, insetos, répteis, aves, mamíferos e ovos.
    Reprodução: Gestação de 52 a 59 dias, com 02 a 06 filhotes.
    Período de vida: Cerca de 10 anos.

  • Camundongo (Mus musculus)
    .
    Camundongo

    Mus musculus (Linnaeus, 1758)
    Ordem: Rodentia
    Família: Muridae

    Descrição: Mede cerca de 8 cm de comprimento sem a cauda, podendo dobrar seu tamanho ao medi-la junta ao corpo. Possuí coloração acinzentada, seus membros anteriores e posteriores são escuros..
    Distribuição Geográfica: Roedor com distribuição originária dos continentes Asiático e Europeu, atualmente se encontram por todo o mundo, sendo que no Brasil ocorre em todo território nacional.
    Habitat: Vive próximo ou dentro de residências, em campos e lavouras, esconde-se facilmente em locais estreitos.
    Hábitos Alimentares: Alimentam-se de sementes e insetos, entretanto, devido frequentarem residências podem vir a assaltar dispensas, alimentando-se de pão, queijo, cereais, entre outros.
    Reprodução: Realizam de 5 a 6 ninhadas por ano, contendo em média 6 filhotes em cada. A gestação ocorre por torno de 20 dias. Os filhotes nascem pesando em média 1,5 gr, e até os 20 dias somente amamentam, após esse período começam a se alimentar normalmente.

  • Capivara (Hydrochoerus hydrochaeris)
    .
    Capivara
    Capivara

    Hydrochoerus hydrochaeris (Linnaeus, 1766)
    Ordem: Rodentia
    Família: Caviidae

    Descrição: Comprimento total de 1 m a 1,30 m e 27 kg a 70 kg de peso.
    Distribuição geográfica: Em todo Brasil. Do Paraná até a Argentina e Uruguai, exceto Chile.
    Habitat: Regiões florestadas e campos. Vive nas proximidades de rios, lagos e lagoas que possuem vegetação marginal.
    Hábitos alimentares: Plantas aquáticas e vegetais. Costuma frequentar plantações de milho, arroz e cana de açúcar.
    Reprodução: Gestação de aproximadamente 5 meses,  nascem em média 04 filhotes.
    Período de vida: Em média de 8 a 12 anos.

  • Chimpanzé (Pan troglodytes)
    .
    Chimpanzé

    Pan troglodytes (Blumenbach, 1799)
    Ordem: Primates
    Família: Hominidae

    Descrição: Mede cerca de 1,21 a 1,67 m de altura e pesa entre 31 a 59 kg. Possuí corpo revestido por pelagem preto-amarronzada, entretanto, a face, as orelhas, as mãos e os pés não contem pelos. Normalmente essa espécie anda com os quatro membros no chão, entretanto também pode andar em pé. Seus braços são maiores que as pernas. Os machos são levemente mais altos que as fêmeas.
    Distribuição geográfica: África ocidental, central e oriental.
    Habitat: Florestas tropicais, matas e savanas, costumam dormir sobre arvores.
    Hábitos Alimentares: Consomem seus alimentos nas árvores. São onívoros e se alimentam de frutas, plantas, insetos, ovos, nozes, tartarugas e entre outros.
    Reprodução: Podem reproduzir em qualquer época do ano, entretanto as fêmeas só atingem a idade reprodutiva aos 13 anos, enquanto por sua vez, os machos atingem com 15 anos. O período de gestação dura cerca de oito meses, geralmente tendo apenas um filhote. Após o nascimento, o filhote monta nas costas da mãe, e se mantem ali até o seu desmame, que ocorre após três anos de idade.
    Período de Vida: Cerca de 45 anos.

     

  • Cuíca-d'água (Chironectes minimus)
    .
    Cuíca-d'água

    Chironectes minimus (Zimmermann, 1780)
    Ordem: Didelphimorphia
    Família: Didelphidae

    Descrição: O tamanho corporal varia de 260 a 350 mm e a cauda de 250 a 400 mm e peso de 500 à 790 g. Possuem coloração de fundo cinza, com manchas escuras elípticas no dorso, unidas por uma faixa branca acima dos olhos. Suas orelhas são escuras e arredondadas. A cauda não é preênsil, diferentemente dos demais didelfídeos. Pelos escuros na base e claros nas ponta. Vibrissas numerosas e bem desenvolvidas. É o didelfídeo mais adaptado a água, Semi-aquáticos, possuem membrana interdigital nas patas traseiras e pelagem densa para impermeabilidade. Noturnos e solitários.
    Distribuição geográfica: Sul do México até o sul do Peru, centro da Bolívia, sul do Paraguai e do Brasil e Nordeste da Argentina.
    Habitat: Serra geral, Mata atlântica, floresta estacional decidual, banhados sempre próximos de leitos de rios e matas úmidas.
    Hábitos Alimentares: Essencialmente carnívora e piscívora, alimenta-se de pequenos peixes, crustáceos e outros animais aquáticos, podendo consumir também algumas plantas aquáticas e frutos. 
    Reprodução: O número mais comum de filhotes por período reprodutivo é 2 ou 3, os quais a fêmea mantém protegidos em seu marsúpio (“bolsa”) enquanto nada.

  • Cutia (Dasyprocta azarae)
    .
    Cutia
    Cutia

    Dasyprocta azarae (Lichtenstein, 1823)
    Ordem: Rodentia
    Família: Dasyproctidae

    Descrição: Comprimento total de 49 a 64 cm, pesando de 1,3 a 4 kg.
    Distribuição geográfica: Brasil nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Bolívia, Argentina, Paraguai.
    Habitat: Floresta densa ou em matas ralas e cerrado.
    Hábitos alimentares: Frutos, sementes e vegetais suculentos.
    Reprodução: Gestação de 105 a 120 dias, com 01 a 03 filhotes.
    Período de vida: Cerca de 18 anos.

  • Esquilo-da-Mongólia (Meriones unguiculatus)
    .
    Esquilo-da-Mongólia

    Meriones unguiculatus (Milne-Edwards, 1867)
    Ordem: Rodentia
    Família: Muridae

    Descrição: Embora conhecido como Esquilo-da-Mongólia, esse pequeno roedor não é nem um rato nem um esquilo, e sim membro de outra família, exclusiva sua. Possui cerca de 15 cm de comprimento e pode pesar até 100 g. Apresenta corpo repleto de pelos em tons variando desde o marrom ao cinza.
    Distribuição geográfica: Distribui-se ao longo dos continentes Africano e Asiático.
    Habitat: Reside em tocas formadas por túneis subterrâneos que ele mesmo escava, podendo também frequentar regiões áridas como desertos, ou até mesmo campos e florestas.
    Hábitos Alimentares: Alimenta-se principalmente de sementes, raízes e pequenos invertebrados como insetos.
    Reprodução: Após o acasalamento, a fêmea irá gestar seus filhotes por cerca de 30 dias; Em geral, pode criar desde um a oito filhotes por ninhada.

  • Furão (Galictis cuja)
    .
    Furão
    Furão

    Galictis cuja (Molina, 1782)
    Ordem: Carnivora
    Família: Mustelidae

    Descrição: Comprimento total de 55 a 64 cm e 1,0 a 3,0 kg de peso.
    Distribuição geográfica: Brasil nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
    Habitat: Floresta e regiões de campo.
    Hábitos alimentares: Vertebrados de pequeno e médio porte, incluindo roedores, aves, rãs, lagartos, cobras e ovos.
    Reprodução: Gestação de 40 a 65 dias, com 02 a 05 filhotes.
    Período de vida: Cerca de 10 anos.

  • Gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris)
    .
    Gambá-de-orelha-branca
    Gambá-de-orelha-branca

    Didelphis albiventris (Lund, 1840)
    Ordem: Didelphimorphia
    Família: Didelphidae

    Descrição: Comprimento total de 59 cm a 1,30 m e 500 g a 2,7 kg de peso.
    Distribuição geográfica: Leste e centro-oeste do Brasil. Paraguai, Uruguai, região norte e central da Argentina e o sul da Bolívia.
    Habitat: Florestas, zonas rurais e nas cidades.
    Hábitos alimentares: Frutos, insetos, pequenos répteis, anfíbios, filhotes de aves, pequenos mamíferos e ovos.
    Reprodução: Gestação de 12 a 14 dias, com 04 a 14 filhotes.
    Período de vida: Cerca de 2 a 4 anos.

  • Gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita)
    .
    Gambá-de-orelha-preta

    Didelphis aurita (Wied-Neuwied, 1826)
    Ordem: Didelphimorphia
    Família: Didelphidae

    Descrição: São animais de porte médio, podendo atingir até 90 cm de comprimento e com registros de até 1,9 kg de massa corporal. Seu nome popular é oriundo da coloração de sua orelha, que é preta. Sua pelagem na região dorsal é de coloração preta e grisalha, já na região do ventre, a pelagem é creme-amarelada. A fêmea possuí uma bolsa em seu ventre denominada de marsúpio, onde contém as glândulas mamárias.
    Distribuição geográfica: Encontrado em quase todo território brasileiro, além da Argentina e Paraguai.
    Habitat: Habita florestas, regiões cultivadas e áreas urbanas em regiões de Mata Atlântica e Restinga. Costuma abrigar-se em ocos de árvores, ninhos de aves e casas em regiões urbanas.
    Hábitos Alimentares: É um animal onívoro, se alimenta de tudo um pouco.
    Reprodução: A gestação dura cerca de 13 dias onde nascem até 8 filhotes, estes ficam dentro do marsúpio grudados nas glândulas mamárias da fêmea por até três meses, onde completam seu desenvolvimento. As fêmeas podem ter duas ninhadas por ano. 

  • Gato-do-mato-maracajá (Leopardus wiedii)
    .
    Gato-do-mato-maracajá
    Gato-do-mato-maracajá

    Leopardus wiedii (Schinz, 1821)
    Ordem: Carnivora
    Família: Felidae

    Descrição: Comprimento total (incluindo a cauda) de 70 cm a 1,20 m e peso médio de 3,3 kg.
    Distribuição geográfica: Todo o Brasil, com exceção do estado do Ceará e metade meridional do estado do Rio Grande do Sul. No estado do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, alagoas e Sergipe é encontrado apenas na Mata Atlântica costeira.  Desde a zona costeira do México até o norte do Uruguai e Argentina.
    Habitat: Todos os biomas do Brasil. Mas é predominantemente associada a ambientes de florestas.
    Hábitos alimentares:Pequenos mamíferos, aves e lagartos.
    Reprodução: Gestação de 81 a 84 dias, com 01  filhote.
    Período de vida: Aproximadamente 13 anos.

  • Gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus)
    .
    Gato-do-mato-pequeno
    Gato-do-mato-pequeno

    Leopardus guttulus
    Ordem: Carnivora
    Família: Felidae

    Descrição: É a menor espécie de felino silvestre do Brasil. O comprimento total (incluindo a cauda) vai de 60 a 97 cm  com peso médio de 2,4 kg.
    Distribuição geográfica: Regiões sul, sudeste e centro oeste do Brasil, além do Paraguai e nordeste da Argentina.
    Habitat: Das florestas pluviais densas da Mata Atlântica e Amazônia, às áreas secas quase sem chuva da Caatinga nordestina. 
    Hábitos alimentares: Pequenos mamíferos, aves, répteis e insetos.
    Reprodução: Gestação de 73 a 78 dias, com 01 a 04 filhotes.
    Período de vida: Aproximadamente 13 anos.

  • Golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus)
    .
    Golfinho-nariz-de-garrafa
    Golfinho-nariz-de-garrafa

    Tursiops truncatus (Montagu, 1821)
    Ordem: Cetartiodactyla
    Subordem: Odontoceti
    Família: Delphinidae

    Descrição: Em geral, medem entre 1,9 a 4 m de comprimento e em média de 270 a 370 Kg de peso.
    Distribuição geográfica: No Brasil ocorre do Rio Grande do Sul até o nordeste.
    Habitat: Águas tropicais e temperadas, é frequentemente observado em águas costeiras, penetra em baías e estuários.
    Hábitos alimentares: Peixes pequenos, lulas, polvos e crustáceos.
    Reprodução: O período de gestação dura cerca de 12 meses, quando nasce um filhote, que mama por aproximadamente 1 ano.  Depois de dar à luz, a fêmea fica de dois a três anos sem engravidar novamente.
    Período de vida: 12 a 40 anos.

  • Golfinho-pintado-do-atlântico (Stenella frontalis)
    .
    Golfinho-pintado-do-atlântico

    Stenella frontalis (Cuvier, 1829)
    Ordem: Cetacea
    Família: Delphinidae

    Descrição: Espécie de pequeno porte, contém cerca de 2,3 m de comprimento e 140 kg. Possuí coloração corporal acinzentada na região dorsal e esbranquiçada na região ventral de forma bastante característica, possuí manchas brancas na região dorsal e manchas escuras na região ventral.
    Distribuição geográfica: Encontrado no oceano Atlântico. Em território brasileiro, há registros nos estados do Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
    Habitat: Frequenta as águas temperadas e tropicais das regiões costeiras. Costumam nadar em pequenos grupos de 5 a 15 indivíduos.
    Hábitos alimentares: Cefalópodes, pequenos peixes e outros invertebrados marinhos.
    Reprodução: As fêmeas da espécie atingem a maturidade sexual entre quatro e oito anos de idade, por sua vez, os machos atingem entre seis e 11 anos. As fêmeas carregam apenas um filhote por gestação, que dura cerca de 12 meses. Os filhotes nascem com cerca de 1 m de comprimento e são amamentados pela mão por até três anos de idade.
    Período de vida: Cerca de 50 anos de idade.

  • Golfinho-riscado (Stenella coeruleoalba)
    .
    Golfinho-riscado

    Stenella coeruleoalba (Meyen, 1833)
    Ordem: Cetacea
    Família: Delphinidae

    Descrição: Pode atingir até 2,5 m de comprimento e pesar 150 kg. Sua coloração dorsal é acinzentada, enquanto a ventral é esbranquiçada, possuí duas marcantes características que se dirigem desde os olhos até a região anal, uma faixa negra e uma mancha clara.
    Distribuição geográfica: Encontrado em todos os oceanos.
    Habitat: Costumam andar em grupos de até 100 membros, são mais comuns em zonas subtropicais, tropicais e temperadas quentes.
    Hábitos alimentares: Pequenos peixes e cefalópodes, podendo mergulhar por até 700 m de profundidade em busca de alimento.
    Reprodução: As fêmeas costumam ter apenas um filhote em uma gestação que dura até 13 meses. Os filhotes costumam nascer entre setembro e outubro com cerca de 95 cm de comprimento. Nessa época, devido as baixas temperaturas da água, a quantidade de alimento é maior, com isso as fêmeas conseguem suprir as energias gastas no período de amamentação. As fêmeas da espécie atingem a maturidade sexual entre cinco e 13 anos de idade, por sua vez, os machos atingem entre sete e 15 anos.
    Período de vida: Cerca de 55 anos de idade.

  • Guaxinim (Procyon cancrivorus)
    .
    Guaxinim
    Guaxinim

    Procyon cancrivorus (G. Cuvier, 1798)
    Ordem: Carnivora
    Família: Procyonidae

    Descrição: Comprimento total de 80 cm a 1,10 m e 8 kg de peso.
    Distribuição geográfica: Todo o Brasil. Da Costa Rica e Panamá até o norte da Argentina, exceto Chile. Ocorre também na ilha Trinidad.
    Habitat: Regiões de florestas densas e capoeiras, pode também ser visto em áreas de manguezais. Gosta de estar sempre perto de corpos d’água como riachos e lagoas.
    Hábitos alimentares: Peixes, moluscos, anfíbios, insetos, sementes, frutos, cereais e plantas.
    Reprodução: Gestação de 60 a 63 dias, com 02 a 06 filhotes.
    Período de vida: Cerca de 10 anos.

  • Irara (Eira barbara)
    .
    Irara
    Irara

    Eira barbara (Linnaeus, 1758)
    Ordem: Carnivora
    Família: Mustelidae

    Descrição: Comprimento total de 92 cm a 1,17 m e 3 a 7 kg de peso.
    Distribuição geográfica: Todo o Brasil. Encontrada também na ilha Trindade (costa do estado Espírito Santo). Do sul do México até a Argentina.
    Habitat: Animal típico de regiões florestadas.
    Hábitos alimentares: Roedores, marsupiais, aves, insetos, ovos, frutas e mel.
    Reprodução: Gestação de 63 e 68 dias, com 02 a 04 filhotes.
    Período de vida: Cerca de 18 anos.

  • Leão-marinho (Otaria flavescens)
    .
    Leão-marinho
    Leão-marinho

    Otaria flavescens (Shaw, 1800)
    Ordem: Carnivora
    Família: Otariidae

    Descrição: Machos podem atingir 2,60 m de comprimento e fêmeas 1,85 m. Machos pesam de 300 a 350 kg e fêmeas em média 144 kg.
    Distribuição geográfica: No Brasil são encontrados na Ilha dos Lobos e o Molhe Leste da Barra de Rio Grande, litoral do estado do Rio Grande do Sul; esporadicamente desloca-se mais para o norte, alcançando o litoral do estado da Bahia. Costa do Peru, Chile, Argentina, Uruguai e ilhas adjacentes.
    Habitat: O leão-marinho é uma espécie que habitualmente vive em profundidades menores que 50 m.
    Hábitos alimentares: Peixes, polvos, lulas e crustáceos.
    Reprodução: A gestação dura cerca de um ano.
    Período de vida: Cerca de 20 anos.

  • Lebre (Lepus europaeus)
    .
    Lebre

    Lepus europaeus (Pallas, 1778)
    Ordem: Lagomorpha
    Família: Leporidae

    Descrição: Bastante confundida com os coelhos, as lebres apresentam tamanho corporal maior, além de grandes orelhas. Em geral, pesam até 2,5 kg e apresentam grandes pernas posteriores. Sua pelagem pode variar em tons de castanho acinzentado e branca.
    Distribuição geográfica: Distribui-se ao longo da América do Norte, também sendo encontrada na Europa, Ásia e África.
    Habitat: Espaços abertos como as pradarias são considerados os ambientes preferidos dessa espécie.
    Hábitos Alimentares: Animal herbívoro, costuma alimentar-se de brotos, folhas, grãos e raízes.
    Reprodução: Após fecundar os óvulos com os espermatozoides do macho a fêmea engravida por cerca de 40 dias, após esse período nascem cerca de cinco filhotes bastante providos de pelos (característica que difere uma lebre de um coelho).

  • Lobo-marinho-do-sul (Arctocephalus australis)
    .
    Lobo-marinho-do-sul
    Lobo-marinho-do-sul

    Arctocephalus australis (Zimmermam, 1783)
    Ordem: Carnivora
    Família: Otariidae

    Descrição: Machos podem atingir 1,80 m de comprimento e as fêmeas chegam a 1,40 m de comprimento. O peso nos machos, variam de 160 a 180 kg e nas fêmeas de 50 a 60 kg.
    Distribuição geográfica: No Brasil é registrada ocasionalmente do litoral do Rio Grande do Sul ao do Rio de Janeiro. Costas do Peru, Chile, Argentina e Uruguai e ilhas adjacentes.
    Habitat: Passa a maior parte do tempo na água. Quando em terra procura praias rochosas e costões íngremes, gostando de ficar dentro de fendas e grutas onde a temperatura é mais baixa. Eventualmente aparece em ambientes estuarinos e baías abertas.
    Hábitos alimentares: Peixes, crustáceos, cefalópodes e outros invertebrados marinhos.
    Reprodução: O período de gestação varia de 11 a 12 meses. Os filhotes nascem durante o verão e são amamentados por até quase um ano.
    Período de vida: Aproximadamente 20 anos.

  • Lobo-marinho-subantártico (Arctocephalus tropicalis)
    .
    Lobo-marinho-subantártico
    Lobo-marinho-subantártico

    Arctocephalus tropicalis (J.E. Gray, 1872)
    Ordem: Carnivora
    Família: Otariidae

    Descrição: Machos adultos podem atingir 1,8 m de comprimento total e as fêmeas adultas medem entre 1,19 a 1,52 m. Os machos pesam de 65 a 70 kg e fêmeas de 25 a 67 kg de peso.
    Distribuição geográfica: No Brasil é registrada desde o litoral do estado do Rio Grande do Sul ao Alagoas.  Ilhas subantárticas dos oceanos Atlântico e Índico, ocasionalmente alcança ilhas ao sul da convergência antártica, costas da África do Sul e América do Sul.
    Habitat: Utilizam habitats de fácil acesso pelo mar, protegidos por rochas.
    Hábitos alimentares: Peixes, crustáceos, cefalópodes e outros invertebrados marinhos.
    Reprodução: A gestação dura cerca de 51 semanas.
    Período de vida: Aproximadamente 20 anos.

  • Lontra (Lontra longicaudis)
    .
    Lontra

    Lontra longicaudis (Olfers, 1818)
    Ordem: Carnivora
    Família: Mustelidae

    Descrição: Possuí cerca de 130 cm de comprimento, pesando entre 7 e 15 kg. Possuem adaptações morfológicas a vida semiaquática como membranas interdigitais, cauda achatada e musculosa bem como corpo alongado. A pelagem é curta e densa de coloração amarronzada.
    Distribuição Geográfica: Desde o México até o norte da Argentina, passando por todos os países das Américas do Sul e Central, com exceção do Chile. No Brasil, a espécie possui ampla distribuição, ocorrendo em quase todo o território nacional.
    Habitat: Ambientes aquáticos são favoráveis, como rios, córregos, lagos, igarapés, igapós, estuários, manguezais e enseadas marinhas. Possuí preferência por águas claras. Podem viver em áreas de florestas úmidas e decíduas, com boas condições de vegetação ribeirinha e com abundância de locais potenciais para tocas e áreas de descanso. Pode ocorrer em locais com até 3.000 m de altitude.
    Hábitos Alimentares: Alimentam-se principalmente de peixes e crustáceos, além de anfíbios, répteis e outros invertebrados, ocasionalmente se alimenta de aves, mamíferos e frutos.
    Reprodução: Apesar de viverem bastante tempo na água, a reprodução das lontras ocorre em terra, acontecendo ao longo do ano. O período de gestação dura cerca de 56 dias. Podem dar à luz de 1 a 5 filhotes por gestação. Ao nascerem, não possuem visão, podendo enxergar e realizar suas atividades somente depois de 74 dias. Durante o primeiro ano de vida, os filhotes vivem sob os cuidados maternos e só atingem maturidade sexual com 2 anos da vida.
    Período de Vida: Pode chegar até 25 anos de vida.

  • Macaco-mão-de-ouro, macaco-de-cheiro (Saimiri sciureus)
    .
    Macaco-mão-de-ouro, macaco-de-cheiro

    Saimiri sciureus (Linnaeus, 1758)
    Ordem: Primatas               
    Família: Cebidae

    Descrição: Possui em média 30 cm de comprimento. Podendo atingir até 740 g. Sua coloração é cinza com tons de amarelo nos membros, o alto da cabeça é negro ou cinza, igualmente ao focinho enquanto a  região ao redor dos olhos possuí colorações brancas.
    Distribuição geográfica: Amplamente encontrado na América do Sul, em países como Brasil, República da Guiana, Guiana Francesa e Suriname.
    Habitat: Espécie arborícola, porém pode descer ao solo, ocorre em áreas de floresta sazonalmente inundadas, florestas ripárias e floresta secundárias.
    Hábitos Alimentares: Frutas, Artrópodes, moluscos e pequenos vertebrados.
    Reprodução: Acasala-se entre abril e junho, a gestação dura de 150 a 172 dias. O filhote nasce com 110 g.

  • Macaco-prego (Sapajus sp.)
    .
    Macaco-prego
    Macaco-prego

    Sapajus sp.
    Ordem: Primates
    Família: Cebidae

    Descrição: Comprimento total de 72 a 97 cm e 1,7 a 4,5 kg de peso.
    Distribuição geográfica: Todo o Brasil. América do Sul, da Colômbia e Venezuela ao norte da Argentina.
    Habitat: Vive em florestas.
    Hábitos alimentares: Grande variedade de frutos, sementes e artrópodes, sapos, e até pequenos mamíferos, complementados por caules, flores e folhas.
    Reprodução: Gestação de aproximadamente 180 dias, com 1 único filhote.
    Período de vida: Estimado em cerca de 40 anos.

  • Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia)
    .
    Mico-leão-dourado

    Leontopithecus rosalia (Linnaeus, 1766)
    Ordem: Primates
    Família: Callitrichidae

    Descrição: A face é negra. Mede cerca de 26 cm de comprimento (sem a cauda) e pesa em média 620 g, podendo chegar até 800 g em cativeiro. Sua pelagem varia do dourado ao alaranjado. Seu nome popular é oriundo de sua juba muito característica. Possui mãos e dedos muito longos, com unhas adaptadas em formato de garras.
    Distribuição Geográfica: Espécie endêmica do Brasil, é exclusiva da Mata Atlântica, ocorre no Rio de Janeiro.
    Habitat: Vivem em florestas e passam a maior parte do tempo em árvores.
    Hábitos Alimentares: Animais onívoros, alimentação principalmente composta por frutos e insetos, podendo se alimentar também de pequenos vertebrados, ovos e néctar.
    Reprodução: Pares recém-formados apresentam atividade sexual 2 a 6 vezes maior que casais formados há mais tempo, entretanto o período de reprodução acontece de setembro a novembro e de janeiro a março, podendo se reproduzir até duas vezes por ano. A gestação dura 129 dias, e em geral, produz dois filhotes gêmeos, que nascem entre setembro e março. É uma espécie com cuidado parental, sendo que tanto o macho quanto a fêmea ajudam na criação do filhote.
    Período de vida: Pode chegar até 8 anos de vida.

  • Morcego-de-cara-branca (Artibeus lituratus)
    .
    Morcego-de-cara-branca
    Morcego-de-cara-branca

    Artibeus lituratus (Olfers, 1818)
    Ordem: Chiroptera
    Família: Phyllostomidae

    Descrição: Pode ter até 65 centímetros de envergadura e pesa aproximadamente 70 gramas.
    Distribuição geográfica: Pode ser encontrado do México ao norte da Argentina.
    Habitat: Áreas rurais e urbanas onde exista principalmente arborização frutífera. Abrigam-se sobre a folhagem das árvores.
    Hábitos alimentares: Frutos, pólen, néctar, flores, folhas e insetos.
    Reprodução: O período reprodutivo ocorre de fevereiro a março e de outubro a novembro. A duração da gestação é de 3 a 4 meses, duas vezes ao ano, sendo um filhote por parto.

  • Onça-pintada (Panthera onca)
    .
    Onça-pintada
    Onça-pintada

    Panthera onca (Linnaeus, 1758)
    Ordem: Carnivora
    Família: Felidae

    Descrição: Comprimento total de 1,88 a 2,07 m e 61 a 158 kg de peso.
    Distribuição Geográfica: Sudoeste dos Estados Unidos até o norte da Argentina. No Brasil em todos os biomas.
    Habitat: Áreas florestadas.
    Reprodução: Gestação de 90 a 111 dias, com 02 filhotes normalmente.
    Período de vida: Cerca de 25 anos.

  • Orca (Orcinus orca)
    .
    Orca
    Orca

    Orcinus orca (Linnaeus, 1758)
    Ordem: Cetartiodactyla
    Subordem: Odontoceti
    Família: Delphinidae

    Descrição: Machos atingem cerca de 8 m de comprimento e as fêmeas 7 m, machos pesam de 9 a 10 toneladas e as fêmeas de 6 a 8 toneladas.
    Distribuição geográfica: Encontrada em todos os oceanos e principais mares, da região equatorial aos polos. Informações sobre a espécie em águas brasileiras são bastante limitadas e baseiam-se em registros esporádicos de encalhes e avistagens.
    Hábitos alimentares: Suas presas incluem várias espécies de peixes (salmão, arenque, tubarões e raias), mamíferos aquáticos (focas, lobos e leões-marinhos), pinguins e outras aves marinhas, tartarugas-marinhas, lulas e polvos.
    Reprodução: Período de gestação de 15 a 18 meses, com intervalo entre nascimentos de aproximadamente 5 anos.
    Período de vida:  Aproximadamente 50 anos para fêmeas e 29 anos para machos.

  • Ouriço-cacheiro (Coendou spinosus)
    .
    Ouriço-cacheiro
    Ouriço-cacheiro

    Coendou spinosus (F. Cuvier, 1823)
    Ordem: Rodentia
    Família: Erethizontidae

    Descrição: Comprimento total de 50 a 90 cm e pesa de 1,5 a 2,0 kg.
    Distribuição geográfica: Brasil do estado do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul.
    Habitat: Regiões de florestas primárias e secundárias.
    Hábitos alimentares: Folhas e frutos.
    Reprodução: Gestação em média 200 dias, com 01 a 02 filhotes.
    Período de vida: Em média de 10 a 17 anos.

  • Paca (Cuniculus paca)
    .
    Paca

    Cuniculus paca (Linnaeus, 1766)
    Ordem: Rodentia
    Família: Cuniculidae

    Descrição: Possuí cerca de 10 kg de massa corporal, tem faro, audição e visão muito competentes, facilitando sua locomoção na escuridão da noite. Assim como a grande parte dos roedores, seus dentes incisivos nunca param de crescer, dessa forma procura roer troncos de goiabeiras e eucaliptos para que se desgastem. A sua coloração corporal varia em tons de vermelho e cinza.
    Distribuição geográfica: Ocorre desde o sul do México até o sul do Rio Grande do Sul, Brasil.
    Habitat: Matas tropicais próximas a fontes de água, como lagos, rios ou riachos.
    Hábitos alimentares: Frutas, folhas, sementes e raízes.
    Reprodução: Essa espécie costuma se reproduzir apenas uma vez por ano, gerando apenas um filhote em um período de até 119 dias. O macho da espécie possuí um espinho peniano a qual machuca a fêmea no ato sexual, com isso a fêmea costuma evitar a reprodução.

     

  • Porquinho-da-Índia (Cavia porcellus)
    .
    Porquinho-da-Índia

    Cavia porcellus (Linnaeus, 1758)
    Ordem: Rodentia
    Família: Caviidae

    Descrição: Embora conhecido como Porquinho-da-Índia, esse roedor na verdade é oriundo da região dos Andes, da América do Sul. Em geral, os machos são levemente maiores que as fêmeas, tendo cerca de 25 cm de comprimento e até 1,5 kg de massa corporal, por sua vez, as fêmeas apresentam 20 cm de comprimento e cerca de 1,2 kg de massa corporal. Sua pelugem pode variar em diversas cores variando do cinza ao marrom. Apresenta quatro dedos nos membros anteriores, e apenas três nos posteriores, contendo unhas muito afiadas em cada um.
    Distribuição geográfica: Porquinhos-da-Índia selvagens podem ser encontrados na América do Sul.
    Habitat: Encontra-se nas proximidades de florestas e pântanos, além de terras com pouca vegetação e solos rochosos.
    Hábitos Alimentares: Animal herbívoro, o porquinho-da-Índia alimenta-se exclusivamente de vegetais, tais como folhas e frutos.
    Reprodução: Não existe época específica pra reprodução, pode se reproduzir a qualquer época do ano. Após o acasalamento, a fêmea grávida irá gestar seus filhotes por cerca de 62 dias.
    Período de vida: Cerca de 5 a 8 anos de vida.

  • Preá (Cavia aperea)
    .
    Preá
    Preá

    Cavia aperea (Erxleben, 1777)
    Ordem: Rodentia
    Família: Caviidae

    Descrição: Roedor com 16 a 29 cm de comprimento e 250 a 270 g de peso.
    Distribuição geográfica: Brasil nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Paraguai, Argentina e Uruguai.
    Habitat: Vive em borda de matas, em capoeiras, capinzais, gravatazais, ou em qualquer tipo de vegetação baixa e fechada, de preferência com água nas proximidades.
    Hábitos alimentares: Folhas, sementes, flores e cascas.
    Reprodução: Gestação de aproximadamente 62 dias, com 1 a 5 filhotes.
    Tempo de vida: Aproximadamente 6 anos.

  • Preguiça-de-garganta-marrom (Bradypus variegatus)
    .
    Preguiça-de-garganta-marrom

    Bradypus variegatus (Schinz, 1825)
    Ordem: Pilosa
    Família: Bradypodidae

    Descrição: Pode chegar até 60 cm contando com a cauda, e pesa em média 4,5 kg. Seu pelo é longo e espesso com coloração variando em tons de marrom. As unhas de seus três dedos são grandes e fortes.
    Distribuição geográfica: No Brasil, ocorre nas áreas da Amazônia, Centro-Oeste e Mata Atlântica. Entretanto também pode ser encontrada de Honduras ao norte da Argentina.
    Habitat: Florestas primárias e secundárias, e também pode ser bem adaptada em ambientes urbanos.
    Hábitos Alimentares: Alimenta-se das folhas de várias espécies de árvores, como a Embaúba (popularmente denominada como árvore-da-preguiça).
    Reprodução: Durante a reprodução, as fêmeas emitem sons para atrair os machos. Os sons continuam sendo emitidos durante a cópula onde a macho se posiciona sobre o dorso da fêmea. Em geral nasce apenas um filhote por gravidez.

  • Puma (Puma concolor)
    .
    Puma
    Puma

    Puma concolor (Linnaeus, 1771)
    Ordem: Carnivora
    Família: Felidae

    Descrição: Comprimento total de 1,50 a 2,50 m e 30 a 105 kg de peso.
    Distribuição geográfica: Todo o Brasil. Do Canadá até o Chile e Argentina, exceto Uruguai.
    Habitat: Florestas e bordas de matas, campos, regiões rochosas e cerrados.
    Hábitos alimentares: Pequenos roedores, mamíferos pequenos e de médio porte, aves, répteis e peixes.
    Reprodução: Gestação de 92 a 96 dias, com 01 a 06 filhotes.
    Período de vida: Estimado em 20 anos.

  • Quati (Nasua nasua)
    .
    Quati
    Quati

    Nasua nasua (Linnaeus, 1766)
    Ordem: Carnivora
    Família: Procyonidae

    Descrição: Comprimento total de 89 cm a 1,25 m e 10 kg de peso.
    Distribuição geográfica: Todo o Brasil. América do Sul cisandina, desde a Colômbia e Venezuela até a Argentina e Uruguai.
    Habitat: Áreas florestadas, e ambientes de campo aberto.
    Hábitos alimentares: Frutos, vermes, larvas e pequenos vertebrados.
    Reprodução: Gestação de 10 a 11 semanas, com 02 a 07 filhotes.
    Período de vida: Cerca de 15 anos.

  • Ratão-do-banhado (Myocastor coypus)
    .
    Ratão-do-banhado
    Ratão-do-banhado

    Myocastor coypus (Molina, 1782)
    Ordem: Rodentia
    Família: Myocastoridae

    Descrição: Comprimento total de 70 cm a 1,08 m e pesa de 7 a10 kg.
    Distribuição geográfica: No Brasil é encontrado nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. A espécie é nativa da América do Sul.
    Habitat: Frequenta rios de água doce e salobra, principalmente onde há abundância de plantas aquáticas.
    Hábitos alimentares: Gramíneas, raízes e plantas aquáticas.
    Reprodução: Gestação de 128 a 138 dias, com 02 a 06 filhotes por parto.
    Período de vida: Cerca de 15 anos.

  • Rato-preto (Rattus rattus)
    .
    Rato-preto

    Rattus rattus (Linnaeus, 1758)
    Ordem: Rodentia
    Família: Muridae

    Descrição: Possuí cerca de 35 cm de comprimento da cabeça ao rabo, sua pelagem corporal varia em tons de preto e castanho, suas orelhas são grandes e desprovidas de pelos. É considerado prejudicial ao ser humano visto que transmite três doenças perigosas, sendo elas a Peste Bubónica, o Tifo e a Toxoplasmose, sendo a última a mais conhecida.
    Distribuição geográfica: Encontrado nas regiões tropicais e temperadas de todos os cinco grandes continentes.
    Habitat: Podem ser avistados em áreas arborizadas e são muitos comuns em áreas antrópicas, sendo facilmente encontrados em residências.
    Hábitos alimentares: Frutos, raízes e insetos.
    Reprodução: Assim como todos os mamíferos o Rato-preto apresenta reprodução sexuada. O período de gestação dura por até 21 dias, aonde podem nascer até 15 filhotes por ninhada, realçando que essa espécie realiza até 5 ninhadas por ano. Os jovens deixam de mamar após 21 dias de vida e se tornam sexualmente reprodutivos com cerca de 90 dias.
    Período de vida: Cerca de 18 meses.
     

  • Sagui-de-tufo-branco (Callithrix jacchus)
    .
    Sagui-de-tufo-branco

    Callithrix jacchus (Linnaeus, 1758)
    Ordem: Primates
    Família: Callitrichidae

    Descrição: É um dos primatas mais conhecidos do Brasil. Pesa entre 230 g e 350 g. Se adapta facilmente a diversos tipos de ambientes, devido isso, se tornou uma espécie introduzida nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Geralmente, ele usa seus quatro membros para se mover entre galhos com habilidade e velocidade. A cor do corpo é basicamente cinza claro com reflexo marrom e preto. Mas as principais características, são a mancha branca na testa e os “tufos de pelo branco” que estão localizados acima e na frente das orelhas. Infelizmente o trafico de animais visa muito essa espécie.
    Distribuição geográfica: Ocorre desde o Nordeste a florestas do estado de Santa Catarina.
    Habitat: Caatinga e o cerrado, principalmente em arbustos baixos. Há também na Mata Atlântica.
    Hábitos Alimentares: É uma espécie onívora, se alimentando desde animais a frutos e sementes.
    Reprodução: Os machos atingem a maturidade sexual aos 16 meses e as fêmeas aos 12 meses. O período de gravidez dura em média de 130 a 145 dias. A fêmea normalmente tem dois filhotes gêmeos.

  • Serelepe (Sciurus aestuans)
    .
    Serelepe

    Sciurus aestuans (Linnaeus, 1766)
    Ordem: Rodentia
    Família: Sciuridae

    Descrição: É o representante dos esquilos no Brasil, mede cerca de 38 cm de comprimento contando com a cauda que é muito volumosa, além do mais o serelepe pode pesar até 300 g. Suas orelhas são grandes e sua pelagem é marrom avermelhada. É considerado como um ótimo dispersor de sementes. Possuí ótima capacidade de salto, pulando por até 5 m.
    Distribuição geográfica: Espécie endêmica da américa do sul, pode ser encontrada em países como Argentina, Brasil e Venezuela, em território brasileiro ocorre desde a Bahia até o Rio Grande do Sul.
    Habitat: É arborícola, só costuma descer das árvores para buscar alimento, costuma habitar as florestas da Mata Atlântica.
    Hábitos Alimentares: Frutos, sementes, larvas de insetos e brotos de árvores.
    Reprodução: Atingem a maturidade sexual com um ano de vida. Constroem seus ninhos a cerca de 4 metros do nível do solo, onde são gestados de dois a três filhotes em um período de 28 a 45 dias.

  • Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla)
    .
    Tamanduá-bandeira

    Myrmecophaga tridactyla (Linnaeus, 1758)
    Ordem: Pilosa
    Família: Myrmecophagidae

    Descrição: Mede cerca de 1,9 m de comprimento e pesa em torno de 41 kg, podendo chegar até 63 kg. Possuí longos pelos com colorações variando entre cinza e marrom, além disso, contém uma faixa preta e branca estendida diagonalmente ao longo do corpo. Sua cauda é comprida enquanto o focinho é cilíndrico e afinado. Possuí longas garras afiadas e não contem dentes.
    Distribuição Geográfica: América Central e América do Sul.
    Habitat: Florestas tropicais e secas, savanas e pastagens abertas, onde há abundância de formigas.
    Hábitos Alimentares: Se alimenta exclusivamente de formigas e cupins, utiliza suas garras para fazer aberturas no formigueiro ou cupinzeiro, assim coloca seu focinho, possuí saliva pegajosa e língua muito comprida. Costumam manter o local de alimentação intacto para futuramente retornar até ele.
    Reprodução: Se reproduz durante o ano todo, não possuí época específica para isso. A gestação dura em média 185 dias.  Gera um filhote por vez, pesando em média 1,4 kg. Após o nascimento, a mãe carrega o filhote nas costas, podendo ser camuflado por seus longos pelos. Os filhotes alcançam a maturidade sexual com cerca de 3 anos de idade.
    Período de Vida: Cerca de 15 anos.

  • Tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla)
    .
    Tamanduá-mirim
    Tamanduá-mirim

    Tamandua tetradactyla (Linnaeus, 1758)
    Ordem: Pilosa
    Família: Myrmecophagidae

    Descrição: Comprimento total de 93 cm a 1,47 m e 3 a 8 kg de peso.
    Distribuição geográfica: Todo o Brasil. América do Sul cisandina, da Venezuela ao norte da Argentina e o Uruguai, com exceção do Chile.
    Habitat: Florestas, campos com capões, restingas e cerrados.
    Hábitos alimentares: Formigas, cupins e outros insetos.
    Reprodução: Gestação de 130 a 150 dias, com 01 filhote.
    Período de vida: Aproximadamente 9 anos.

  • Tamanduaí (Cyclopes didactylus)
    .
    Tamanduaí

    Cyclopes didactylus (Linnaeus, 1758)

    Ordem: Pilosa

    Família: Cyclopedidae

    Descrição: Espécie pequena com hábitos arborícolas, possuí cerca de 45 cm de comprimento contando com a cauda e pesa em média 400 g. Sua pelagem é predominantemente amarelo-dourada. O tamanduaí é considerado como a menor espécie de tamanduá.
    Distribuição geográfica: Ocorre desde o México ao nordeste do Brasil, entretanto não é endêmica brasileira.
    Habitat: Florestas tropicais, florestas secundárias, mangues, costuma frequentar canaviais.
    Hábitos alimentares: Espécie insetívora, alimenta-se principalmente de formigas e cupins.
    Reprodução: A época reprodutiva ocorre de entre abril e junho, onde apenas um filhote é gerado em uma gestação que dura até 150 dias. Os pais cuidam intensivamente dos filhotes.

  • Tatu-de-rabo-mole (Cabassous unicinctus)
    .
    Tatu-de-rabo-mole

    Cabassous unicinctus (Linnaeus, 1758)
    Ordem: Cingulata
    Família: Dasypodidae

    Descrição: Possui cerca de 40 cm de comprimento corpóreo e 18 cm de comprimento de cauda. Pode atingir até 5 kg de massa corporal, tendo 1,5 kg como limite mínimo. Sua carapaça apresenta de 10 a 13 cintas móveis com coloração marrom-escura. Além disso, esse Tatu possui cinco dedos, sendo que há uma adaptação na unha localizada no dedo do meio, cujo finalidade seria para escavação.
    Distribuição geográfica: Distribui-se ao longo da América do Sul, podendo ser encontrado em países como Colômbia, Peru, Equador, Bolívia e Brasil. Essa espécie pode ser encontrada por quase toda as regiões do Brasil.
    Habitat: Apesar de possuir registros em todos os biomas brasileiros, o Tatu-de-rabo-mole apresenta grande preferência a áreas campestres e interiores de florestas.
    Hábitos Alimentares: Alimenta-se de invertebrados, tendo preferenca a insetos.
    Reprodução: De forma geral, após um ano de vida os tatus se tornam sexualmente reprodutivos, podendo originar uma nova geração. A gestação da fêmea dura cerca de 110 dias, originando em média três filhotes.

  • Tatu-galinha (Dasypus novemcinctus)
    .
    Tatu-galinha
    Tatu-galinha

    Dasypus novemcinctus (Linnaeus, 1758)
    Ordem: Cingulata
    Família: Dasypodidae

    Descrição: Comprimento total de 60 a 100 cm e 2,7 a 8 kg de peso.
    Distribuição geográfica: Todo o Brasil. Do sul dos Estados Unidos até a Argentina, exceto Chile. Ilhas Grenada, Margarita, Trinidad e Tobago.
    Habitat: Regiões florestadas.
    Hábitos alimentares: Pequenos vertebrados, cupins, formigas e vegetais.
    Reprodução: Gestação de 120 a 260 dias, com 04 a 05 filhotes.
    Período de vida: Cerca de 18 anos.

  • Toninha, Franciscana (Pontoporia blainvillei)
    .
    Toninha, Franciscana
    Toninha, Franciscana

    Pontoporia blainvillei  (Gervais& d'Orbigny, 1844)
    Ordem: Cetartiodactyla
    Subordem: Odontoceti
    Família: Pontoporiidae

    Descrição: As fêmeas podem chegar a 1,6 m de comprimento e são um pouco maiores que os machos, que chegam a 1,4 m. O peso varia de 33 kg para fêmeas e 27 kg para machos.
    Distribuição geográfica: Vivem apenas na costa leste da América do Sul, entre o Espírito Santo, no Brasil, e o Golfo San Matias, na Argentina, em regiões com até 50 m de profundidade, mas a maioria permanece em áreas com até 30 m.
    Hábitos alimentares: Peixes, moluscos e crustáceos.
    Reprodução: A gestação dura cerca de 11 meses, com apenas 1 filhote.
    Período de vida: Aproximadamente 21 anos.

  • Veado-bororó-do-sul (Mazama nana)
    .
    Veado-bororó-do-sul
    Veado-bororó-do-sul

    Mazama nana (Hensel, 1872)
    Ordem: Cetartiodactyla
    Família: Cervidae

    Descrição: Comprimento total de 60 a 100cm e 15 kg de peso.
    Distribuição geográfica: Ocorre no sudeste do Paraguai, norte da província de Misiones, na Argentina, e nos estados brasileiros de Minas Gerais (extremo sul), São Paulo (exceto Serra do Mar), Mato Grosso do Sul (sul e sudeste), Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
    Habitat: Capoeirão e sub-bosques de taquara.
    Hábitos alimentares: Frutas, folhas novas e flores.
    Reprodução: Gestação de aproximadamente 210 dias, com 01 único filhote.
    Período de vida: De 10 a 30 anos.

  • Veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus)
    .
    Veado-campeiro
    Veado-campeiro

    Ozotoceros bezoarticus (Linnaeus, 1758)
    Ordem: Cetartiodactyla
    Família: Cervidae

    Descrição: Comprimento total de 1,20 a 1,50 m e 30 a 40 kg de peso.
    Distribuição geográfica: Brasil nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.
    Habitat: Regiões de campo limpos.
    Hábitos alimentares: Frutas, folhas novas e flores.
    Reprodução: Gestação de aproximadamente 210 dias, com 01 único filhote.
    Período de vida: De 10 a 30 anos.

  • Zorrilho (Conepatus chinga)
    .
    Zorrilho
    Zorrilho

    Conepatus chinga (Molina, 1782)
    Ordem: Carnivora
    Família: Mephitidae

    Descrição: Comprimento total de 46 a 89 cm e 1 a 3,5 kg de peso.
    Distribuição geográfica: Brasil nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai.
    Habitat: Regiões campestres.
    Hábitos alimentares: Pequenos roedores, aves, répteis, insetos e suas larvas.
    Reprodução: Gestação com cerca de 42 dias, com 02 a 05 filhotes.
    Período de vida: Cerca de 10 anos.